Saiba quais são os benefícios do Yoga para crianças - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Uma dúvida que paira entre os pais que gostam de desenvolver atividades diferentes entre seus filhos para desenvolver o crescimento saudável e o bem estar é: A prática do Yoga, é ‘coisa para criança’?

E é exatamente sobre isso que vamos responder para você, hoje.

Primeiro de tudo, é preciso conhecer essa prática. A palavra Yoga vem de “yuj” que, em sânscrito – língua ancestral do Nepal e da Índia, significa “unir” e “integrar”. Sendo assim, ao contrário do que é falado, o Yoga abrange muito mais do que exercícios e posturas físicas.

Foto: Divulgação / Grow Happy Academia

Ele é um conjunto de conhecimentos que surgiu há mais de 5 mil anos, no Vale do Indo, ao noroeste da Índia, onde mais de 40 mil indianos habitavam verdadeiras cidades planejadas. Surgiu como forma de despertar e manter a energia do corpo e da mente. Algumas inscritos falam que o Yoga surgiu como observação direta da natureza, para aquisição de equilíbrio pleno; outras acreditam que foi um presente dos deuses, recebido pelos sábios para oferecer a toda humanidade essa forma de felicidade.

“A prática do Yoga foi mantida em segredo por muito tempo, transmitida apenas oralmente, de mestre para discípulo. Hoje, o Yoga continua mais vivo do que nunca, e sua prática é adotada no mundo inteiro”, conta a especialista em Yoga para o público infantil, Claudia Borba (@claudinhaborba_).

Claudia Borba tem formação na Escola Pura Luz e há 8 anos trabalha com o público infantil no intuito de desenvolver programas educacionais, nos quais o alunos incorporam os conceitos milenares do Yoga, a partir de sua própria experiência. Atualmente, ela também é professora de adultos. Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Claudia, a abordagem do Yoga para uma criança é diferente da que é desenvolvida para um adulto, já que o desenvolvimento intelectual e a velocidade de ação física se diferem. “A criança é muito mais rápida nos movimentos corporais do que o adulto. As crianças tem velocidade, não gostam de monotonia. Amam variedade e novidade em tudo. Indico a prática do Yoga para criança à partir dos 3 anos.”, afirma Claudia.

Assista a trechos de aulas:

Benefícios

O principal foco para a recomendação da pratica para crianças é a busca por benefícios específicos e segundo a especialista, eles podem sim serem conquistados. Segundo a especialista, a prática do Yoga cria espaços para que a expressão possa fluir e crescer dentro de cada ser. “Já ouvi de adultos que as crianças têm dificuldades para se concentrar. Elas se concentram muito bem! Tudo depende da maneira como você atrai a atenção delas. Se eu falar com crianças no ponto de vista adulto, elas não se concentrarão no assunto. É preciso perceber qual linguagem eles se concentrarão de imediato”, explica.

A abordagem da forma de implementação da prática nas crianças pode fazer diferença no nível de benefícios que elas conquistarão. A respiração é o ponto inicial para que o aluno perceba como e o quê ele está se sentindo hoje (raiva, ansiedade, ausência afetiva, vontade de gritar…). Para viver, respiramos o tempo todo. Mas nem sempre reparamos nisso.

Leia também:
LIV realiza a 3ª edição do Congresso de Educação Socioemocional

A inteligência emocional como disciplina para a vida

“Nossa saúde e nossa existência dependem das funções respiratórias e circulatória. Estas são as duas portas para o reino do organismo humano. Da mesma maneira, a prática de ásanas, as posturas, onde fornece energia e circulação do corpo humano.”, afirma Claudia.

De forma direta, através das praticas, o Yoga pode proporcionar para as crianças benefícios como:

  • Serenidade;
  • Estabilidade;
  • Centramento;
  • Coragem para a vida;
  • Leveza;
  • Confiança; e
  • Vigor.

Ainda segundo Claudia, é a partir dessa prática milenar que a criança adquire habilidades para controlar seus sentimentos de “explosões”, apenas girando uma chave: observar a respiração.

“Por tudo isso, a prática de Yoga traz inúmeros benefícios para adultos e crianças, possibilitando uma maior conexão consigo mesmo e trabalhando, entre outras coisas, a ansiedade, flexibilidade, força e equilíbrio. E ainda projeta um mundo melhor para próximas gerações!”, conta Claudia. “Yoga é arte! É poesia! É leveza! É fluidez! E praticar Yoga é refletir sobre nosso caminho.”, completa a especialista.

Foto: Divulgação / Grow Happy Academia

Durante a pandemia, as aulas particulares são ministradas em espaços, sempre mantenho distanciamento dos alunos, e com todos usando máscaras. Nesse momento, também se evita o ajuste de postura indo junto do aluno.

SERVIÇO – Yoga para Crianças
Local: Grow Happy Academia (Rua Sebastião Alves, 45 – Tamarineira, Recife – PE)
Dias da semana: Segundas, às 10h e nas quintas-feiras, às 14h.
Mais informações: @growhappyacademia no Instagram ou pelo número (81) 9 8889-5163, que também é WhatsApp.

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário