Psicóloga Viviane Mosé realiza palestra sobre como educar para a autonomia do aluno - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

A psicóloga, poeta, filosofa e psicanalista Viviane Mosé desembarca no Recife nesta terça-feira(24), para realizar a palestra “Educando para a excelência, autonomia e evolução”. O evento será no Teatro Boa Vista, que fica dentro do Colégio Salesiano, no dia 24 de agosto, às 19h,  e ocorrerá de forma híbrida, com vagas presenciais gratuitas e transmissão online pelas redes sociais do Salesiano Recife.

De acordo com a especialista, as escolas precisam ser o espaço onde todos os estudantes tenham o direito de ir além, e para isso é necessária uma mudança conceitual no sistema de ensino, onde os alunos possam aprender a criar conhecimento. Mosé atualmente é comentarista do Programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

Para Mosé, é muito importante que as crianças na escola tenham divisão por idade. “Essa divisão não precisa ser restrita, tipo, as crianças terem que conviver sempre com a mesma idade. Não, essa convivência, que tem atividades de idades diferentes, é muito importante para o crescimento”.

Segundo ela o desenvolvimento cognitivo, ou seja, o desenvolvimento da capacidade de aprender, acontece por fases e por isso é importante que elas convivam com a mesma idade, na mesma turma, mesmo que com variações.

“Nosso povo é extremamente criativo, as crianças precisam saber que podem criar dentro e fora da escola. O estudante deve ter voz dentro da sala de aula e a sua singularidade deve ser plenamente respeitada. Além disso, as crianças precisam aprender nas escolas a fazer a gestão da própria vida. A escola tem que trabalhar mais a questão da autonomia e responsabilidade, sempre de uma forma mais individualizada”, adianta Viviane Mosé um pouco do que falará na palestra.

Mosé acredita que precisamos criar e educar filhos para que sejam pessoas fortes e saibam lidar com os conflitos que aparecem em sala de aula. “Quando a gente cria crianças muito fragilizadas, adolescentes, eles tendem a ir com a maioria para se sentir protegido, mas a opinião da maioria nem sempre é a melhor, tanto para maioria quanto para minoria. Portanto, precisamos entender que os filhos têm que crescer fortes e corajosos para ir para um lugar certo. No fundo, todo mundo sabe onde está o lugar certo”, completa Mosé.

Foto: Divulgação

O evento, promovido pelo Colégio Salesiano, vai discutir ainda a importância do ensino bilíngue e as inovações da educação. Na ocasião, será feita a apresentação de uma solução inovadora de desenvolvimento da educação socioemocional para o ecossistema escolar, incluindo alunos, pais, professores e líderes escolares.

Os interessados em participar presencialmente do encontro devem fazer sua inscrição pelo site, clicando aqui. Já quem quiser assistir online, a transmissão ocorrerá no Youtube (youtube.com/SalesianoRecifePe) e Facebook (facebook.com/salesianorecife) do Colégio Salesiano Recife.

Serviço – Palestra “Educando para a excelência, autonomia e evolução” com Viviane Mosé
Local: Teatro Boa Vista, no Colégio Salesiano (Rua Dom Bosco, 551, Boa Vista)
Data: dia 24 de agosto
Hora: às 19h
Inscrições: clicando aqui
Valor: Gratuito
Transmissão: YouTube e Facebook do Colégio Salesiano

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário