TRAUMA DENTÁRIO DE CRIANÇA. O QUE FAZER? - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

“Menino cega um” diziam nossas avós em relação a atividade rápida das crianças e que no piscar de olhos poderia acontecer acidentes. E no caso de uma criança que estava brincando e o dente permanente caiu? Voce leu certo. O dente foi removido depois do trauma provocado. E agora o que fazer numa situação dessas? Pai e mãe correm para onde? Conversamos com a odontopediatra, Aila Caraciolo, para entender um evento incomum desse. A gente conta o motivo do dente cair no final.

Em relação a esse caso – do dente permanece ser removido por causa de uma pancada – a agilidade pode ser o diferencial já que nem em todas as situações o dente pode ser reposto. Quando são os “dentes de leite” a recomendação da ondontopediatra é esperar o (dente) definitivo ‘nascer’.

Leia também:

CRIANÇAS DEVEM IR AO DENTISTA A CADA SEIS MESES

PASSEIOS COM CRIANÇAS NA ARGENTINA

PODCAST PROMOVE DEBATE SOBRE COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NA RELAÇÃO PATERNA

Mas sendo o dente definitivo, a dica é manter calma – respira e pensa nele de volta no lugar. Gritar com a criança não resolverá. Lembre-se da comunicação não violenta. Leia as orientações principais para os primeiros socorrros neste caso:

1. Pegue o dente pela coroa (a parte visível na boa) e nunca pela raiz.

2.Tente lavar e colocar de volta.

3. Se não conseguir colocar de volta, ponha o dente dentro de um pote com leite ou saliva da criança e siga o mais rápido possível ao dentista.

“Quanto mais rápido o dente definitivo for colocado de volta no lugar, pelos pais ou adulto responsável, maior a chance dele se restabelecer. Ele retoma a ‘alimentação’ sanguínea na gengiva e ‘volta a vida'”, explica Aila Caraciolo.

Veja o momento do reimplante:

No atendimento feito em consultório a dentista conta que o processo de reimplante ocorreu 2h após o trauma ocorrido com a criança. A postagem na rede social da médica feita nesta semana  e a dentista explica que continua o acompanhamento da paciente para evitar infecção e consequentemente a rejeição do dente.

No atendimento da semana seguinte a urgência será retirada a contenção no dente da criança e exames para identificar o cenário bucal da paciente.

Ainda de acordo com a ondontopediatra, Aila Caraciolo, o processo não causa dor para a criança e a recomendação é evitar morder alimentos duros.

COMO O DENTE CAIU – A paciente estava com a família num parque aquático comemorando o aniversário dela e do irmão e ao subir no toboágua bateu com a boca no escorrego que estava molhado. A criança,s egundo a dentista, não subiu pela escada. A dentista disse que a paciente contou sorrindo que “o dente voou e eu peguei ele antes de cair na água”.

Clique e peça cadastro para receber as novidades sobre o mundo da paternidade no seu celular.

Deixe um comentário