EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE PROMOVE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

O desaparecimento de crianças em Pernambuco tem registrado números preocupantes. No ano passado foram registrados 655 casos de crianças e adolescentes em todo Estado, este ano, já foram contabilizados 88 desaparecimentos na capital pernambucana, nos três primeiros meses. Atento aos números e à necessidade de proteção a esse público, o Departamento realiza ação em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril e Shopping Guararapes.

A ação, que acontece neste sábado (21), irá emitir a 1° via da identidade de crianças e adolescentes gratuitamente para os pais ou responsáveis legais, que a desejarem. O documento é importante ferramenta para identificação e facilitar busca em caso de desaparecimento. Segundo o DPCA, crianças sem identidade têm maior vulnerabilidade em questões de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho ilícito.

Ter a digital cadastrada no banco de dados do Estado, é fator que ajuda na busca em caso de desaparecimento de crianças e adolescentes. O Instituto Genética Forense, da Polícia Científica, também estará no local da ação, para esclarecer a população sobre a busca de desaparecidos através do DNA.

O Dia Internacional da Criança Desaparecida é comemorado na quarta-feira (25), e a ação possui o intuito de incentivar os pais e orientar a população para a necessidade de registrar os desaparecimentos, além de alertar sobre os cuidados necessários para evitar que as crianças corram risco em lugares públicos. Serão realizadas 100 emissões de 1° via para crianças e adolescentes de 04 meses a 17 anos, os interessados devem portar documento original e cópia. A ação ficará localizada no corredor da Riachuelo, das 10h às 18h.

Para iniciar o processo de investigação, busca e localização do desaparecido, é necessário e urgente registrar o Boletim de Ocorrência (B.O) na delegacia de Polícia e não é necessário esperar 24 horas para fazer o B.O. O Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente orienta os pais e responsáveis por menores que procurem manter um canal de diálogo aberto com seus filhos, a fim de passar a eles todas as orientações necessárias para evitar risco na rua. Algumas orientações da polícia são: Não falar com estranhos e evitar qualquer comida ou objeto que venha deles; saber o endereço, telefone e nome dos pais e saber para onde ligar em caso de perigo.

com informações da assessoria de imprensa. 

Para receber as novidades do nosso blog em primeira mão então clique aqui e mande uma mensagem para o nosso whatsapp. 

Deixe um comentário