PALESTRA GRATUITA ABORDA A PEDAGOGIA DA TERNURA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Uma palestra gratuita sobre a pedagogia da ternura será realizada nesta quinta-feira (16), às 18h, Shopping Patteo em Olinda, piso L2, ao lado da sala de vacinação. A iniciativa tem a proposta de trazer dicas para os pais, parentalidade, profissionais da educação e pessoas interessadas na temática. A atividade será ministrada pelo professor Arnaldo Mendonça que explicará de maneira objetiva um resumo do seu livro e a importância do tema na Educação das crianças e adolescentes. Em seguida, o autor fará uma conversa esclarecendo dúvidas e autografando os livros.

O investimento promocional da obra é de R$ 30 no local do evento e com valor de R$ 35 após o lançamento que pode ser adquirido no Colégio DOM. Os direitos autorais serão revertidos integralmente para a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Educar descendentes diante de uma rotina exaustiva de trabalho nem sempre é tarefa fácil e das mais práticas. A afirmativa é conhecida pela parentalidade que põe a “mão na massa” e decide orientar conforme o ritmo familiar. Seja de qual credo, cor, classe social, poder econômico, algumas dicas são indispensáveis para a formação humana.

Confira cinco dicas práticas para uma uma relação amistosa com filhos e escola:

1. Filhos são pessoas que têm gostos, sim (sem essa de que “criança não tem gosto”).

2. Se você tem mais de um filho (a), entenda que são pessoas diferentes e devem receber tratamentos de acordo com as necessidades de cada um(a).

3. Destine tarefas aos filhos desde cedo, para que eles desenvolvam a criatividade, a proatividade, a autoestima e a autonomia.

4. Nunca faça no lugar dos filhos, oriente-os a fazer.

5. Ensine com exemplos e não com discurso; jamais desista de um filho nem abandone a ternura, pois o amor é a melhor forma de ensinar.

Leia também: 

PODCAST PROMOVE DEBATE SOBRE COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NA RELAÇÃO PATERNA

CURSO DE COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA FACILITA RELAÇÕES SOCIAIS

Essas e outras contribuições fazem parte da constatação observada na rotina de administrar uma escola apoiando pais e educadores. Atividades nem sempre fáceis, mas de resultado imensurável. Com esse sentimento de gratidão e entrega ao que se faz, numa experiência de 45 anos entre a dinâmica de sala de aula e a gestão pedagógica, o professor Arnaldo Mendonça lança neste mês de dezembro o livro “Vivência de Gestão Escolar: Criatividade, Limites e a Pedagogia da Ternura”. A leitura da obra é destinada a todas as pessoas interessadas no assunto.

As 160 páginas do livro trazem a árdua e vitoriosa caminhada para reconstruir a imagem de uma escola, desde o estabelecimento dos limites nos discentes e pais, condição indispensável para se ensinar e aprender, passando por soluções criativas, necessárias para compensar a falta de recursos, até chegar à Pedagogia da Ternura, capítulo mais longo.

O professor Arnaldo Mendonça deixa evidente seu compromisso com o educar e o compromisso social, quando explica que “existe sempre a minha preocupação em apoiar as famílias para orientar a formação dos filhos”. Por isso, os textos são dirigidos a educadores, pais e mães de crianças e adolescentes, porque não há como dissociar a educação escolar da vida familiar.

A leitura e a dinâmica dos textos trazem simplicidade, permitindo acesso diante da fácil leitura e compreensão, mantendo distância de um manual de gestão escolar. “As inúmeras histórias certamente ajudarão os profissionais da educação e os pais, apoiando o processo educacional e deixando-o mais leve e prazeroso” explica o autor e professor, Arnaldo Mendonça.

Mendonça defende, ainda, que a educação requer princípios e valores e a construção da autonomia. As afirmações tornam-se mantras nas suas explanações, em inúmeras escolas por onde passou, mas, principalmente, na sua missão de hoje, na direção pedagógica do Colégio DOM, em Casa Caiada, Olinda. Em 2022 será inaugurada a nova unidade no bairro da Tamarineira, zona norte do Recife.

“Mais do que metodologias educacionais, o autor consegue contar histórias reais experimentadas nessa caminhada, passando ao leitor esperança e fé. Mas não uma esperança utópica de mudar o mundo com fórmulas mágicas. Estou falando da esperança de realizar sonhos com muito trabalho e dedicação. Trabalhar com Educação não é tarefa simples, exige vocação, paixão, determinação… E neste livro, Arnaldo nos apresenta tudo isso”, diz em um trecho da orelha do livro, a professora de redação, Fernanda Bérgamo.

ARNALDO MENDONÇA – Nasceu em 03 de abril 1959, em Goiana, PE. Professor desde os dezesseis anos, cursou parte do bacharelado em Engenharia Mecânica na UFPE e migrou para a Licenciatura em Matemática, abraçando de vez a carreira de educador. É especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela UFPE. Lecionou em quinze escolas de educação básica; atuou na Direção Pedagógica de escolas e na Direção Acadêmica de faculdade privada. Foi Conselheiro Estadual de Educação de Pernambuco de 2003 a 2014, exercendo a presidência da Câmara de Educação Superior por três biênios. Desde 2005, é Diretor Executivo do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco – SINEPE / PE. Foi assessor educacional da Presidência do Sistema Fecomércio/Senac/ Sesc/PE por onze anos, exercendo a coordenação geral, de 2008 a 2018, do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação – CITE, que reuniu mais de 4.500 educadores em várias de suas edições.

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário