Família Schurmann passa pelo Recife alertando para cuidado com meio ambiente - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

“O comportamento muda diante de nossas ações” é uma das frases mais ditas pela Família Schurmann durante coletiva de imprensa, no Cabanga Iate Clube, no Recife, nesta quarta (7). Com essa premissa, a família capitaneada pelo pai Vilfredo e a mãe Heloisa levam a mensagem da expedição Voz dos Oceanos passando por mais de 60 lugares nacionais e internacionais em dois anos. A jornada começou em agosto deste ano no litoral de Santa Catarina, sul do Brasil. 

Conheça a expedição:

Ainda nesta terça-feira, a tripulação e autoridades estiveram reunidas no Marco Zero de Recife para inauguração de iluminação especial do monumento. A intervenção acontece para conscientização e mobilização da sociedade sobre o lixo plástico nos oceanos e a urgência por mudanças e soluções. A iniciativa coloca um dos cartões postais de Pernambuco ao lado do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Farol da Barra, Elevador do Taboão e Elevador Lacerda, em Salvador, que também foram iluminados de azul em prol da Voz dos Oceanos.

Crédito: Divulgação Voz dos Oceanos.

Em resposta ao blog Pai de Verdade, o pai Vilfredo disse que acredita que pais, mães e toda parentalidade pode e deve contribuir para a questão da sustentabilidade. “Devemos sempre mostrar às crianças o comportamento ideal diante do descarte correto de materiais. O poder transformador das famílias está em casa com as crianças. Trazer as crianças para junto do processo é fundamental” disse o patriarca sobre mudar a mentalidade com cobrança de coletas seletivas pelo poder público e fazermos nossa parte em separar o lixo.

Vilfredo Schurmann mostra a hora do veleiro Kat. Crédito: Fernando Alvarenga / Pai de Verdade.

Com o veleiro Kat ancorado, mais uma vez, no Cabanga Iate Clube Pernambuco, em paralelo à programação da Voz dos Oceanos, a Família Schurmann também estará reunida para o lançamento e noite de autógrafos do livro “Em busca do submarino U-513: uma incrível aventura nos mares do Sul”, de Vilfredo Schurmann, em 09 de dezembro, às 19h. “É muito bom estar de volta a Recife e ao Cabanga, onde somos sempre muito bem recebidos e temos tantos amigos. Aqui, celebraremos mais uma vez momentos especiais com as ações da Voz dos Oceanos e o lançamento do meu livro, seguindo a tradição de outras passagens, incluindo nossas participações vitoriosas na Refeno”, comemora Vilfredo. O próximo destino partindo no dia 13 de dezembro do Recife é a ilha de Fernando de Noronha.

A identificação com a capital pernambucana existe desde 1984 quando eles vieram passar o réveillon em praias do litoral sul. “Já participamos da Refeno – Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha e ficamos sempre impressionados com a quantidade de barcos participantes. Temos bons amigos aqui e o propósito de cuidar do meio ambiente nos aproxima”, detalha na coletiva o pai Vilfredo. “Sempre estive por aqui em Serrambi – litoral sul de Pernambuco – participando do campeonato de WindSurf e frequento o Estado desde os meus sete anos”, comenta em memórias afetivas um dos filhos, o Wilhelm.

Passar 10 anos velejando na primeira expedição parece não ser tarefa fácil, mas a matriarca dos Schurmann comentou sobre seu propósito em fazerem a missão da Voz dos Oceanos seguir. “Nas cidades que passamos, esse lixo plástico me deu esperança porque em cada lugar – sendo Recife a 10ª localidade -, nos vemos pessoas, organizações não governamentais e governos preocupados com os nossos oceanos”, desabafa Heloisa Schurmann em relatar os 200 quilos de plástico recolhido em menos de 2h com 17 pessoas, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, uma reserva onde moram cerca de 80 pessoas.

Família Schurmann e tripulação da expedição Voz dos Oceanos. Crédito: Fernando Alvarenga / Pai de Verdade.

Família Schurmann – Em 1984, após dez anos de planejamento e preparativos, Vilfredo e Heloisa partiram de Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre – na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente – com o objetivo de realizar um sonho: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Em sua primeira grande aventura, os Schurmann passaram dez anos no mar e, ao retornarem, passaram a ser conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. De lá para cá, foram, até o momento, três voltas ao mundo – 10 Anos no Mar (1984 – 1994), Magalhães Global Adventure com a filha Kat Schurmann a bordo (1997 – 2000) e Expedição Oriente (2014 – 2016) – além de milhas e milhas de navegações pela costa brasileira e mares do mundo. Agora, a Família Schurmann parte, ao lado de sua tripulação, para missão Voz dos Oceanos – que pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais (@vozdosoceanos), de parceiros e apoiadores.

Vilfredo Schurmann mostrando equipamentos no veleiro Kat. Crédito: Fernando Alvarenga / Pai de Verdade.

Veleiro Kat e as práticas sustentáveis – Ancorado no Cabanga Iate Clube Recife, o veleiro Kat possui seis cabines, duas salas, uma cozinha e três banheiros. Entre os diferenciais da embarcação está a quilha retrátil hidráulica e todas as soluções sustentáveis. O veleiro faz uso de energia limpa (eólica, hídrica e solar) e conta ainda com geradores de baixo consumo e sistema de tratamento de esgoto. Para a Voz dos Oceanos foram efetuadas algumas melhorias, entre elas, ampliação da capacidade de geração de energia limpa de 75% a 100%, adoção de baterias de Lithium, mudanças no tratamento de águas com ultravioleta na fase final. Além disso, todo o lixo produzido é devidamente tratado. O barco possui uma composteira para tratar o lixo orgânico e um compactador para armazenar o lixo reciclável. Vale destacar que, além de todas as inovações e soluções sustentáveis presentes no veleiro Kat, Voz dos Oceanos adota de medidas capazes de neutralizar a emissão de carbono gerada tanto nos preparativos como na expedição em si, não se restringindo apenas aos índices da embarcação, mas também do escritório em São Paulo. Em parceria com a StarBoard, já estão sendo calculadas as emissões geradas para serem neutralizadas com o plantio de espécies típicas de manguezais que integram o ecossistema costeiro.

Tripulante Erika Cembe Ternex responsável pela cozinha do veleiro Kat da família Schurmann explicando o funcionamento em situação de alto mar. Crédito: Fernando Alvarenga.

Conheça o veleiro por dentro:

A expedição Voz dos Oceanos conta com o patrocínio de Corona, Natura Kaiak, Faber-Castell e Sabesp. Em Recife, conta com o apoio local de Cabanga Iate Clube Pernambuco, Audi / Audi Center Recife, Prefeitura do Recife, Avantia, Bidweb, Diferen/TI e Valcann.

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário