O aprendizado de Educação financeira é um dos principais que a criança aplicará quando ficar adulta. Não é apenas gastar menos do que se ganha, esse tipo de educação envolve também a capacidade de fazer um planejamento e executar planos e sonhos.
Que entender sobre dinheiro é importante, todos nós já sabemos. Mas é justamente na infância que se criam hábitos e comportamentos que servirão de guias durante a fase adulta de nossos filhos.
Então se você sonha em ver seu filho um adulto próspero e consciente financeiramente, hoje é o melhor dia para começar a ensiná-lo sobre educação financeira. E se nesse momento você pensou que não é capaz de ensinar uma criança sobre finanças, fica tranquilo, logo abaixo vamos te mostrar como dar os primeiros passos de forma bem simples, prática e divertida.
1. Converse sobre dinheiro:
Algumas simples perguntas como “o que é dinheiro pra você?”, “para que serve o dinheiro?” e “como você acha que papai e mamãe ganham dinheiro?” podem abrir a caixinha da curiosidade da criança. Além de você descobrir realmente como funciona o dinheiro na cabecinha de seu filho. Tenha certeza que você vai ouvir coisas inimagináveis.
2. Deixe que a criança interaja com o dinheiro:
Falar sobre dinheiro é uma coisa, ter ele na mão e realmente usá-lo é algo totalmente diferente. Então pense na possibilidade de introduzir na rotina de seu filho o dinheiro educativo. Mas se não tem condições financeiras para isso, tudo bem, você pode deixar seu filho comprar o pão na padaria por exemplo. De uma forma ou de outra ele vai começar a entender que cada coisa tem um valor agregado e que o dinheiro é uma forma de troca para que possamos ter aquilo que precisamos e queremos. Mas lembre-se, introduzir o uso prático do dinheiro na rotina da criança, tem que sempre vir junto com acompanhamento e ensinamentos.
3. Estimule seu filho a ter sonhos:
Uma das maiores dificuldades quando se trata de um adulto e dinheiro, é o ato de poupar. E isso acontece porque poupamos por poupar, não temos metas ou sonhos que queremos conquistar com esse dinheiro. Então estimule seu filho a sonhar e ajude-o a planejar como pode realizar esse sonho.
Com estes 3 simples passos elaborados por Lou Siqueira (@lou.siqueira) e Thide França (@thide.financas) do @beabadodindin, você estará ajudando seu(a) filho(a) a criar o futuro financeiro próspero e consciente!
Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular