Campanha Novembro Azul faz alerta sobre a saúde masculina - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer, até o final de 2021 serão diagnosticados no Brasil mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Anualmente, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove o Novembro Azul, que é um alerta não só para a doença que mais mata homens no país, mas também para os cuidados da saúde masculina em geral.

Este ano, a SBU Seccional Pernambuco montou uma campanha ativa nas redes sociais, além de ações de rua com o tema “Toque essa Mensagem para Frente” com o objetivo de lembrar que todos devem estar atentos, inclusive parentes e amigos dos homens acima dos 45 anos, que podem incentivá-los a procurar um especialista e rastrear sinais da doença o quanto antes. E é pelo exame (de sangue – PSA- e o toque retal) que está a grande chance de cura do câncer de próstata, um mal silencioso e, por isso, só detectado pelo médico. Se tratada logo, as chances de cura beiram os 90%.

“O que falta para os homens é informação e quebra de preconceitos sobre o exame de detecção da doença. Apesar dos números alarmantes, mais da metade deles nunca se consultou com um urologista. Precisamos mudar essa mentalidade, em nome da saúde masculina”, alerta o urologista Moacir Cavalcante, presidente da SBU-PE.

Para marcar o mês, a SBU-PE faz um evento de alerta ao público em geral com entrega de material especial da campanha e médicos, tirando dúvidas em uma tenda montada na Av. Rio Branco, no Recife Antigo, durante toda a manhã no dia 07/11, a partir das 8h. Os urologistas vão pedalar de vários pontos da cidade, pegar a ciclofaixa, que terá sinalização com bandeiras da campanha.

Além disso, a instituição fará ações de conscientização em estádios de futebol, com a entrada dos times pernambucanos em campo com faixa da campanha, além de ações em clínicas, barbearias, “pelada” com os craques da Urologia em Pernambuco, no dia 21/11 (Clube  Alemão) e para um jogo de tênis, no dia 26/11, no Royal Tênis Clube, no Recife.

A campanha da SBU vem também com a força total nas redes sociais, com participação de médicos urologistas e de formadores de opinião, que trazem a mensagem da importância do acompanhamento da saúde dos homens. Filtros e gifs estão no Instagram oficial da @sbu_pernambuco e qualquer pessoa pode participar
com o uso da hashtag #ToqueEssaMensagem, mandando vídeos ou fotos para a campanha.

SERVIÇO – CAMPANHA TOQUE ESSA MENSAGEM PRA FRENTE – NOVEMBRO AZUL 2021
Dia 07/11 (Ciclofaixa) – Ação no Recife Antigo com tenda de informações sobre o câncer de próstata

Dia 21/11 – 9h – Pelada dos urologistas no Clube Alemão

Dia 26/11 – 18h – Jogo de tênis com urologistas no Royal Tênis Clube (Poço da Panela)

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário