Escola de Pais do Brasil comemora 58 anos de atuação - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Em outubro, a Escola de Pais do Brasil (EPB), entidade sem fins lucrativos que busca aprimorar a formação de pais, futuros pais, educadores e cuidadores, completa 58 anos de história. Desde 1963, quando foi fundada, a organização se dedica à capacitação dos pais, aproximando famílias e escolas, a fim de garantir uma educação integral para crianças e adolescentes.

O trabalho da EPB é voluntário e gratuito, sendo desenvolvido, principalmente, por pais e mães, associados voluntários, alicerçados por pedagogos, médicos, psicólogos e sociólogos que compõem o Conselho de Educadores da entidade. Dentre os conselheiros, está Zilpha Carvalho Nascimento, que, ao lado do seu esposo, Ivo Nascimento, participa ativamente da EPB desde 1970, já tendo passado inclusive pela Diretoria Executiva e Presidência Nacional.

Encontro realizado no Paraná, no período pré-pandemia. Foto: Divulgação

“Ao longo desses anos, nossa função foi apresentar temas de interesse público, referentes à criação de filhos e à escola, com o objetivo de fortalecer as famílias e prepará-las para enfrentarem as dificuldades que surgem ao longo desta jornada”, conta Zilpha.

Entre as atividades realizadas nas últimas décadas, ela cita os Círculos de Debates, que tem como objetivo conduzir reflexões sobre o processo educacional na família e na escola, e o Congresso Nacional, um evento de caráter formativo destinado aos associados da EPB, bem como professores, pais, avós, cuidadores e outros interessados na formação educacional.

Próximos passos

Educar é um desafio para pais e educadores em um mundo em constante e rápida transformação. A maneira de educar precisa acompanhar essas mudanças e o jeito antigo, hoje em dia, já não funciona mais. Diante desse contexto, a EPB busca ajudar a construir ambientes acolhedores e afetivos, que permitam que as crianças desenvolvam todo o seu potencial e, assim, ajudem a construir uma sociedade mais humana, solidária e participativa.

“Mantendo esses valores e a linha pedagógica cultivados durante os 58 anos de atuação, nosso objetivo é alcançar um número cada vez maior de pais e educadores, por meio das redes sociais, meios digitais e de comunicação”, afirma José Alberto Wobeto que com sua esposa formam o atual casal presidente da entidade.

Wobeto destaca que as ações presenciais nas comunidades, interrompidas em função das restrições impostas pela pandemia, serão retomadas assim que possível. Os meios digitais, os formatos on-line, as redes sociais, são recursos que continuarão a ser utilizados para oferecer ao público conteúdo atualizado e constantemente aperfeiçoado.

Capacitação online para Coordenadores de Círculos de Debates da EPB. Foto: Divulgação

Atualmente, a Escola de Pais do Brasil está sediada em São Paulo, mas também conta com seccionais em Goiás, Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Recife a Seccional da Escola de Pais do Brasil fica no endereço: Rua Francisco Alves, 325 – 1003 – Ilha do Leite.

Para acompanhar a agenda de eventos e atividades da entidade, acesse: escoladepais.org.br/agenda

*Com informações da assessoria

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário