Museu da Cidade do Recife promove exposição gratuita sobre arquitetura do bairro de São José - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Estruturas comuns no fim do século XIX e início do século XX, as platibandas até hoje atraem olhares de quem passa no bairro de São José, em casas vizinhas ao Museu da Cidade do Recife, ou mesmo em outros locais da capital pernambucana, Olinda ou interior do estado. Construídas para “esconder” os telhados de casas e, ao mesmo tempo, escoar a água das chuvas, tornaram-se também elementos decorativos de residências e pequenos edifícios, com aplicações encontradas nos mais diversos motivos e formatos.

Com o intuito de valorizar o patrimônio arquitetônico do bairro de São José, o Museu da Cidade do Recife (MCR) promove, até este sábado (25), a atividade gratuita “Platibandas e Fachadas: São José”. Integrando a programação da 15ª Semana da Primavera dos Museus, a atividade é voltada para toda a família e tem duração de 30 minutos.

Não é necessário realizar inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 13h às 16h, nos dias com programação. Após conhecer um pouco sobre a arquitetura e as platibandas que até hoje existem no bairro de São José, os participantes serão convidados a usar a criatividade para fazer uma releitura dessas construções, utilizando a técnica de colagem.

Colagem feita por visitantes do Museu. Foto: Divulgação/MCR

Além da atividade gratuita, o Museu também abre em cartaz, até 23 de outubro, a exposição “Platibandas e Fachadas: São José”. A Sala das Cidades do Museu contará com um grande varal com fotografias, lambe-lambes, textos em lettering e outros dispositivos visuais sobre as platibandas do bairro de São José. Objetos do acervo do Museu que remetem às construções da cidade, como azulejos e pinhas, também estarão expostos no local.

Para segurança do público e da sua equipe, o MCR segue todos os cuidados necessários para prevenção da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento. Nesta fase de reabertura, o Museu funciona para visitação de terça a sábado, das 10h às 16h.

SERVIÇO – “Platibandas e Fachadas: São José”
Programação para celebrar a 15ª Primavera dos Museus
O Museu da Cidade do Recife fica no Forte das Cinco Pontas no endereço: Praça das Cinco Pontas, s/n – São José, Recife – PE

Atividade gratuita
Dias 23, 24 e 25 de setembro
Das 13h às 16h (duração de 30 minutos)
Para participar, basta visitar o Museu entre 13h às 16h, nos dias com programação.

Exposição “Platibandas e Fachadas: São José”
De 23 de setembro a 23 de outubro
Sala das Cidades do MCR

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário