Documentário apresenta narrativas de paternidades diversas e plurais - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Com o atual cenário, que proporcionou em muitas casas uma maior interação entre pais e filhos, é fato que estamos vivenciado grandes transformações nessas relações paternais. Para investigar e retratar a que se deve essa mudança, o que torna um pai presente e quais paternidades são contempladas, o webdoc Paternidades, uma realização do Sesc SP, com a curadoria da 4daddy e produção INFAME, colheu depoimentos de pais e do especialista no assunto, Leandro Ziotto, fundador da 4daddy.

Intitulado "Paternidades", o webdoc apresenta... Foto: Divulgação
“Paternidades”; Webdoc apresenta narrativas de paternidades diversas e plurais. Foto: Reprodução/YouTube

“De fato, ainda precisamos avançar muito em nossas leituras sobre paternidade e acredito que o documentário ‘Paternidades’ nos mostra algumas curvas e sombras que precisam tornar-se visíveis, experiências que quebram, de forma interseccional, ideais brancos, coloniais, de classe média, centrados na hetonormatividade e na cisgeneridade que marcam ainda nossas conversas e produções culturais sobre paternidade. A simples existência de pais pretos, gays e trans, apesar de condições adversas, já nos mostra traços de resistência e de possibilidades de mudança”, afirma Leandro Ziotto.

Além do depoimento de vários pais, o webdoc também conta com a participação do apresentador, ator, empresário, escritor brasileiro e ativista pela causa autista, Marcos Mion. Marcos, 41 anos, é pai de Romeo, de 15 anos, Donatella, de 13, e Stefano, de 10, frutos de seu casamento com Suzana Gullo. Em 2015, o casal revelou publicamente que Romeo, o filho mais velho, é autista. Com isso Mion se tornou ativista na luta pela aceitação, direitos e entendimento de pessoas com essa condição.

Você confere o webdoc completo abaixo:

O documentário integra a ação ‘Cuidar de Quem Cuida’, que abordou o tema em diversas programações, com objetivo de refletir sobre as realidades do exercício paterno no cenário atual.

Deixe um comentário