Médica fala sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o xixi na cama - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

No dia 26 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o xixi na cama. A data é regida pela International Children’s Continence Society (ICCS) e pela Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica (ESPU), que desenvolvem ações em todo o mundo sobre o assunto.

O transtorno, caracterizado por episódios de cama molhada em crianças acima de cinco anos, tem nome: Enurese. Ele é bastante comum e estima-se que mais de 15% dos pequenos sejam acometidos. Um dado alarmante também acompanha esse cenário: quase 85% dos enuréticos sofrem algum tipo de punição, sendo que cerca de 50% são agredidos fisicamente pelos pais ou responsáveis.

Especialistas acreditam que o desconhecimento sobre o tema é a principal causa desse tipo de atitude dos pais. Para auxiliar os pais, educadores e profissionais da saúde nessa rotina estressante, a médica e escritora Silvana Deodato, lançou o livro infantil “O menino que dormia na banheira – Uma história sobre xixi na cama.”

Capa do livro: O menino que dormia na banheira – Uma história sobre xixi na cama. Imagem: Divulgação

O personagem principal do livro é apresentado como “o menino” – uma criança comum, que brinca, corre, come e se diverte. À noite ele se prepara para dormir e sempre tem o mesmo sonho: que está tomando banho em uma banheira. Quando acorda, as águas rolam pelo colchão. Sua mãe sem saber mais o que fazer, lhe deu um novo “brinquedo”, um relógio, que só poderia ser usado à noite.

O brinquedo, na verdade é um alarme para ser colocado no braço e lembrar o menino de acordar no meio da noite, quando o xixi começa a surgir e entra em contato com o dispositivo na roupa da criança. Apesar de ser uma história lúdica para os pequenos, a intenção da autora foi repassar o seu conhecimento como médica de família e comunidade às pessoas que sofrem com esse dilema.

“Enquanto o menino dormia
Quase sempre acontecia:
Ele sonhava
Que se banhava

E era tão legal
Não tinha nada igual
Ficar deitado na banheira
A noite inteira”
(O Menino que Dormia na Banheira, pág. 04 e 05)

Silvana Deodato antes de se formar médica trabalhou como cuidadora de crianças em creche o que lhe confere bagagem teórica e prática sobre o assunto. Sempre teve interesse em unir a medicina e a escrita por meio de narrativas e poesia, e assim lançar luz sobre temas da saúde de forma leve e descontraída.

Silvana Benjamin Deodato é médica de família e comunidade e ama escrever, especialmente poemas. Foto: Divulgação

O livro tem ilustrações de Mariana Ribeiro e pode ser adquirido através da Amazon pelo site.

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário