Cantigas da infância ganham arranjo orquestral na Petrobras Sinfônica - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Quem não lembra das canções infantis como “Pai Francisco”, “Escravos de Jó” e “A Machadinha” presentes nas brincadeiras da nossa infância e reproduzimos muitas vezes para nossas crianças? As canções presentes no Guia Prático Villa-Lobos, ganham arranjo orquestral e instrumentos animados, e estão disponíveis, a partir deste domingo (16), no canal do YouTube da Petrobras Sinfônica.

Em julho de 2020 foi lançada a primeira animação criada pela orquestra, “Cai Cai Balão”, e agora chegou a vez de apresentar para a criançada mais três obras neste novo formato.

A proposta da iniciativa segundo os organizadores da orquestra é “reforçar a importância da músicade concerto junto ao público infantil” e por isso a orquestra “vem criando animações para inserir os instrumentos e suas sonoridades, de uma forma lúdica, ainda na primeira infância.”

Mostre agora a sua criança a canção versão de Pai Francisco – Guia Prático de Villa-Lobos (Orquestra Petrobras Sinfônica)

Os especialistas lembram que as crianças são capazes de se envolverem e embarcarem numa viagem musical de qualidade estimulando sonoridades e experiências com boas memórias.

Quem não se lembra dos versos “Pai Francisco entrou na roda/tocando o seu violão/Pararapampam”? E a música “A Machadinha”, impossível cantar sem imitar o sotaque de Trás dos Montes, com as referências portuguesas como o Galo de Barcelos e as pedras portuguesas, herança de Portugal nas calçadas brasileiras?Em cada animação serão apresentados instrumentos que compõem uma orquestra, como fagote, oboé, flauta, violino, contrabaixo, violoncelo, trombone, tuba e trompa. Auxiliando não só no didatismo e na apreciação musical, que sempre foi uma missão da orquestra, como levando até mesmo os adultos a se emocionarem. Os três clássicos fazem parte do Guia Prático de Villa-Lobos, trabalho de coleta e arranjos de uma centena de canções tradicionais, feito por Villa-Lobos na década de 1930.

Assista e mostre também Escravos de Jó – Guia Prático de Villa-Lobos (Orquestra Petrobras Sinfônica)

“O Programa Educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica seleciona variadas canções de nossa cultura popular, reunidas por Villa-Lobos em seu Guia Prático, originalmente voltado para o canto coral, e as apresenta em novos formatos, sinfônicos ou camerísticos. Vittor Santos, arranjador do projeto, propõe releituras inovadoras e divertidas, que enriquecem este legado, valorizando ainda mais as tradições folclóricas brasileiras, tão presentes na memória de muitas gerações e, se depender de nós, presente nas brincadeiras das crianças de hoje”, afirma Cristiano Alves, membro da Diretoria Artística da orquestra.

Confira a Machadinha – Guia Prático de Villa-Lobos (Orquestra Petrobras Sinfônica)

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Deixe um comentário