Pesquisa revela índice corporativo de igualdade de gênero no mundo - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Uma pesquisa divulgada nesta quarta (28) revela que a transformação social no meio coorportivo vem ocorrendo diante da pandemia da covid-19. Um levantamento aponta que 380 empresas com sede em 44 países estão incluídas no Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero 2021 (GEI – Gender-Equality Index).

O GEI traz transparência às práticas e políticas relacionadas a gênero em empresas de capital aberto, aumentando a amplitude dos dados ambientais, sociais e de governança (ESG) disponíveis para os investidores.

A pesquisa da ONG Pro Mundo já alerta para esse cenário de busca de igualdade que se todos combinarem de começarmos hoje, levaremos até 70 anos para esse processo nivelar conforme já falei por aqui. Veja na postagem abaixo no @paideverdade

Em um momento em que é fundamental que as empresas demonstrem seu compromisso com a igualdade de gênero, as empresas incluídas no índice deste ano estão dando um exemplo para relatórios e divulgação de dados sociais mais transparentes.

Peter T. Grauer, presidente da Bloomberg disse que “as empresas incluídas no Índice de Igualdade de Gênero deste ano estão comprometidas em fornecer um ambiente de trabalho inclusivo, apoiando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.” Grauer diss ainda que”acordos de trabalho flexíveis para reter uma força de trabalho talentosa e criar uma vantagem competitiva nesse ambiente de negócios em mudança” também fazem parte do processo.

Algus dados da pesquisa Bloomberg

Ambientes de trabalho flexíveis

Embora os dados fornecidos para o índice 2021 sejam do ano fiscal de 2019, eles mostram como as empresas já estavam considerando estilos de trabalho mais flexíveis. Por exemplo, 87% das empresas incluídas no GEI oferecem horários de trabalho flexíveis, e 85% oferecem locais de trabalho flexíveis, um benefício que se tornou mais importante em meio à pandemia de Covid-19.

Fechando a lacuna

Em média, os conselhos dos membros do GEI são compostos por 29% de mulheres, e 61% têm um Chief Diversity Officer ou um executivo responsável principalmente por diversidade & inclusão. As empresas têm uma média de 39% de mulheres em funções geradoras de receita e mais da metade (52%) exige uma lista de candidatos diversa em gênero para cargos de gestão.

Cultura de Inclusão

Em média, as empresas do índice estão contratando mais mulheres do que perdendo, 69% das quais têm uma estratégia de recrutamento de mulheres, e 59% realizam uma revisão global de remuneração baseada em gênero. Além disso, em média, 85% dos funcionários que retornam após a licença parental permanecem na empresa, com 65% das empresas oferecendo salas de amamentação e 46% fornecendo subsídio para creche ou outro tipo de apoio financeiro.

Igualdade de gênero no ambiente corporativo. Crédito: Pixabay.

Inclusão além do local de trabalho

Os dados deste ano mostram que as comunidades estão se beneficiando de políticas corporativas inclusivas. Mais da metade (60%) das empresas do índice patrocinam programas de educação financeira para mulheres e 64% patrocinam programas dedicados à educação de mulheres em STEM.

Para continuar a expandir a disponibilidade de dados ESG, a Bloomberg agora fornece dados EEO-1 aos clientes por meio do Terminal Bloomberg. Esse conjunto de dados inclui informações demográficas de raça e etnia de empresas dos EUA que se voluntariam para divulgar essas informações publicamente como parte de seus relatórios para a Equal Employment Opportunity Commission.

A estrutura padronizada de relatórios do GEI permite que os investidores comparem como as empresas ao redor do mundo estão investindo nas mulheres no local de trabalho, na cadeia de suprimentos, e nas comunidades em que operam. O envio de dados usando a estrutura de relatório de gênero da Bloomberg é voluntário e não tem custos associados. O GEI é um índice de referência e não deve ser usado como benchmark financeiro. O índice não tem ranking. As empresas incluídas no índice deste ano tiveram pontuação igual ou superior a um limite global estabelecido pela Bloomberg para refletir um alto nível de divulgação e desempenho geral nos cinco pilares da estrutura. Para saber mais, visite o site do GEI. Os assinantes da Bloomberg podem acessar o GEI em {BGEI Index DES <GO>}.

Confira o material completo clicando aqui.

Sugestões de pautas devem ser enviadas para: paideverdade.pe@gmail.com

Deixe um comentário