Aplicativo gratuito ‘Contatória’ auxilia no embalos de sonos - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Contar histórias é uma maneira de aproximar pais e mães de seus filhos e filhas. É um momento de paz, de silêncio, de calma, de foco e concentração. A proposta de se contar histórias sempre foi a de envolver seus filhos numa aventura imaginária ou mesmo em várias delas, pensando nisso o Renato Oliveira criou o Contarória. Um aplicativo gratuito onde é possível selecionar histórias.

O projeto foi idealizado pela necessidade de contar hsitórias para a Camila, a primeira filha dele com a odontóloga Claudia Sena, e evitar que ela se assustasse ou traumatizasse com as mais tradicionais. “Sei da importância da leitura para imaginação, desenvolver linguagens, mas quando eu lia livros e precisava deixar a luz acesa, a Camila espertava e perdia o sono”, explica o Renato.

O projeto foi criado logo após a notícia da segunda filha do casal, a Marília para ajudar a Camila a se acostumar com a ideia da nova integrante da família. “Camila pedia todo dia ‘contatória papai’, daí o nome do projeto”. O aplicativo tem 14 histórias e no Spotify e Youtube sempre chegam novidades.

Segundo o Renato, muitas das histórias que nós adultos de hoje ouvimos quando éramos crianças tinham elementos como lobos, bruxas, feitiços, com caçadores e muitos vilões. A maioria de nós sentia medo de várias partes delas. Mas por que não podemos contar histórias mais puras e com mensagens educativas e recheadas de valores?

O idealizador do contatória, Renato Oliveira, lembra o prazer e a importância de contar histórias para nossos filhos. “Através da leitura fortalecemos nosso vínculo com as crianças e transmitimos várias informações, conceitos e valores a elas.”

Os pais querem fazer e dar o melhor para seus filhos. Querem ensinar o certo, querem estimular seus filhos a serem boas pessoas e que tenham sucesso, ainda que seja um sucesso emocional.

O autor do aplicativo CONTATÓRIA lembra que a iniciativa pretende trazer o clima de paz entre pais e filhos, especialmente na hora do sono. “A sugestão é preparar o ambiente e o clima de calma, além de evitar o contato do seu filho ou sua filha com o smartphone ou tablet onde o áudio será executado”, orienta o pai contator experiente.

Finalizando o Renato alerta que “o clima e a rotina ajudam a alcançar o objetivo: da criança descansar, dormir e absorver seu gosto pela leitura”. Aos poucos a criança deve começar a contar histórias para você, ou mesmo identificar os personagens em passeios ou programas de TV.

Deixe um comentário