Evento ‘Força de Pai’ debate a paternidade - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

O evento Força de Pai promove a terceria edição desta vez, claro, por causa da pandemia da covid-19, de maneira on line. Serão realizadas palestras (veja programação abaixo) de 15 a 26 de setembro debatendo as diversas e os desafios da paternidade. Estarão reunidos mais de 20 pais que ao seu modo debatem para milhões de seguidores (somando os @ tem muita gente) a rotina e estimulam uma paternidade mais participativa e consciente, afinal acredito que essa é a maior experiência da vida de um homem.

Os participantes poderão assistir a transmissão do evento pela página do Força de Pai no Facebook. Lembramos que a participação é gratuita, mas a organização do evento encoraja as doações ao projeto ‘Ninguém Solta a Mãe de Ninguém’ (@ninguemsolta_amaedeninguem). No site do evento no Sympla, os valores de doação começam em R$5,00 (cinco reais), mas você pode optar por pagar um valor maior se quiser. Para inscrição clique aqui: http://bit.ly/fdpbh20

A organização do Força de Pai explica que como forma de agradecimento, somente os comentários e perguntas dos doadores poderão ser lidos e respondidos durante a transmissão, de acordo com a disponibilidade de tempo.

 

Saiba os pais que participam da edição 2020 (com licença, o papai aqui está na lista junto aos feras que admiro!)

Adriano Bisker @paidecinco
Angelo Nunes @papai_e_papia
Andre Nunes @papai_e_papia
Cézar Sant’Anna @cezarsant_anna
Daniel Carvalho @lutodohomem
Dudu Benon @3abordobr
Fernando Alvarenga @paideverdade
Geraldo Lelis @sosendopai
Humberto Baltar @paispretos
Ismael dos Anjos @ismaeldosanjos
Leandro Ferreira @leferreiraafp
Leandro Ziotto @4_daddy
Leo Piamonte @paternidade_sem_frescura
Luciano Ramos @paispretos
Marcelo Cafiero @entrefraldaspodcast
Marcelo Singulani @marcelosingulani
Marcos Piangers @piangers
Marquinhos Oliveira @marquinhossmoliveira
Otávio leal @paivemca
Rafa Andrade @semchoro
Rafa Noris @rafanoris
Rodrigo Cornélio @entrefraldaspodcast
Rodrigo Morais @o_homem_e_a_depressao
Sérgio Nardini @paiderodinhas
Simão Barcelos @simaoaugustobarcelos
Tiago Koch @homempaterno

PROGRAMAÇÃO

15/09 – Masculinidades
A repressão das emoções nos homens tem um alto custo e os obriga a viver a masculinidade como fator de risco: brigas, guerras, uso de drogas, tráficos de seres humanos ou suicídios são ações claramente masculinizadas, e demonstram as dificuldades dos homens para criarem vínculos afetivos e íntimos.
(Jorge Garcia Marin)

– Andre Nunes
– Angelo Nunes
– Cézar Sant’Anna
– Ismael dos Anjos
– Luciano Ramos
– Rodrigo Morais (mediador)

17/09 – Paternidades Atípicas
A paternidade atípica demanda mais disponibilidade de tempo que a paternidade típica, pois envolve uma série de compromissos médicos e terapêuticos a mais. Além disso, requer mais estofo emocional. Fora isso, a paternidade típica e a atípica se assemelham em tudo: é preciso estudar e aprender. É preciso se desconstruir e reconstruir como pessoa.
(Fábio Kreusch)

– Daniel Carvalho
– Marcelo Cafiero
– Marcelo Singulani (mediador)
– Rafa Andrade
– Sérgio Nardini

19/09 – Puerpério
A transformação do homem em pai e da mulher em mãe. Como transpor a neblina e se reencontrarem do outro lado?
(Flávia Linhares)

– Adriano Bisker
– Humberto Baltar
– Leonardo Piamonte
– Marquinhos Oliveira (mediador)
– Tiago Koch

22/09 – Paternidade Preta
Quais são as armas mais eficazes para combater o racismo? A reverência à nossa origem africana, a afirmação estética, medidas políticas? Esses questionamentos sempre estiveram comigo, mas um evento as tornou vitais, caso de vida ou morte mesmo: o nascimento dos meus filhos.
(Lázaro Ramos)

– Geraldo Lelis
– Humberto Baltar
– Leandro Ferreira (mediador)
– Luciano Ramos

24/09 – Branquitude
Para além de se entender como privilegiado, o branco deve ter atitudes antirracistas. Não se trata de se sentir culpado por ser branco: a questão é se responsabilizar. Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação.
(Djamila Ribeiro)

– Dudu Benon
– Leandro Ziotto
– Rafa Noris
– Rodrigo Cornelio
– Rodrigo Morais (mediador)

26/09 – Desafios da Paternidade Atual
Criar uma receita do que ainda não existe — como as novas paternidades — pode parecer intimidador, mas uma experiência menos traumática do que aquela que experimentamos agora,⁵ com pais e filhos tão desencontrados. Os seres humanos são extraordinários quando percebem que podem inventar aquilo que ainda não têm, mas sonham ter. Por que não fazer o mesmo com a paternidade?
(Luiza Sahd)

– Fernando Alvarenga
– Leandro Ferreira
– Marcos Piangers
– Marquinhos Oliveira (mediador)
– Otávio Leal

Sobre o Força de Pai – O projeto surgiu em 2017, em Belo Horizonte. Nossa principal premissa era ter um ambiente totalmente masculino onde homens pudessem expressar sobre a paternidade sem medo de serem julgados. Sendo assim criamos um evento onde somente homens pudessem entrar.
Em um mundo onde a maioria dos homens não compartilham dos cuidados dos filhos com sua companheira, criar um evento tão excludente poderia ser mais um entre milhares de programas que, novamente, sobrecarregaria a mulher com os cuidados dos filhos.

Assim que o Força de Pai foi lançado as críticas chegaram com tudo. Frases como “Homem fazendo homisse” ou “Bela iniciativa promover a paternidade e vetar a entrada de crianças e mães”. As críticas não eram infundadas já que, o “normal” é a mãe sempre sobrecarregada com as atividades de cuidar dos filhos.

Nós do Força de Pai, acreditávamos em algo maior, acreditávamos que ao fim do evento transformaríamos muitos daqueles homens que ali estavam e que eles mudaríam a sua forma de ver o papel deles com pai. Foi exatamente isso o que aconteceu, presenciamos o poder da terapia em grupo, vimos homens que entraram com uma postura totalmente defensiva e saíram totalmente transformados.

No mesmo dia após o evento, começamos a receber relatos de mulheres e de participantes falando da transformação que havia ocorrido naquela noite. Então tivemos certeza que nosso objetivo foi alcançado.

Entramos lá como homens pais nota 8 e saímos com a absoluta certeza que não éramos nem nota 3.

Em 2018, estivemos em quatro cidades: Vila Velha, Goiânia, São Paulo e novamente em Belo Horizonte.
Em 2020, o mundo é o limite!

Sobre o apoio do evento – O Força de Pai, desde sua origem, nunca teve fins lucrativos. O valor arrecadado este ano, em sua totalidade, será doado ao projeto Ninguém Solta a Mãe de Ninguém. Trata-se de um grupo de apoio ao empreendedorismo e acesso ao crédito comunitário para mães. Considerando que nosso país possui mais de 11 milhões de famílias sem a presença paterna, nada mais justo que nós, pais responsáveis, possamos ajudar algumas dessas mães solo. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no Instagram @ninguemsolta_amaedeninguem

Deixe um comentário