Roteiro de atividades para agitar as férias

Férias e muita energia para gastar. Separamos um roteiro que vai ajudar papais, mamães e familiares a se organizarem com a agenda da turminha para ter onde canalizar tanto fôlego. Tem colônia de férias, passeios com mistérios no castelo, alimentar bichos no zoológico, tecnologia. É atividade para todo gosto e bolso. Vale a pena ler tudo e decidir depois para onde ir.

Castelo dos Magos no RioMar
O Castelo dos Magos RioMar, atração inédita e já disponível no RioMar Shopping, está localizado no Piso L1, na Praça de eventos. O castelo tem cerca de 9 metros de altura e conta com muitas aventuras como voo de vassoura, bolas voadoras, arco e flecha, varinha mágica, caldeirão mágico e uma passagem secreta que leva direto para esse mundo da imaginação.

 

Férias e natureza

Durante as férias de janeiro, a criançada tem uma boa opção para se divertir aprendendo sobre o meio ambiente. A Prefeitura do Recife disponibiliza a Ecoférias 2018 que oferta de graça atividades como oficinas, brincadeiras, contação de histórias, gincanas e trilhas, no Jardim Botânico do Recife (JBR), situado no Curado, e no Econúcleo Jaqueira, situado no parque de mesmo nome. O tema deste ano é Mudanças Climáticas, com o objetivo de estimular a conscientização para a importância de práticas sustentáveis que contribuam positivamente com o clima do planeta. A programação se destina ao público de 7 a 12 anos, com número máximo de 30 participantes. No JBR, as atividades se estendem das 9h às 15h30, e no Econúcleo, das 9h às 17h. As inscrições são feitas nos próprios locais, às 9h para o turno da manhã. À tarde, inscrições às 13h no JBR e às 14h na Jaqueira. Em ambos os locais, a programação prossegue até o domingo (28) e as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Há também atividades para o público de 15 a 29 anos. Para saber da programação completa clique aqui.

 

Caixa Cultural Recife
A agenda de férias da CAIXA Cultural Recife continua agitada. São oficinas gratuitas sobre diversos assuntos e para idades variadas, que vão até o dia 28 de janeiro. O público também poderá conferir as exposições Pelos Ares: 15.042 km de Brasil’, com os registros fotográficos do aviador Lu Marini, e Athos Bulcão: Tradição e Modernidade, com obras do artista e sua conexão com arquitetura, além do musical infanto-juvenil o Jovem Príncipe e a Verdade. A Caixa Cultural Recife está localizada na Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife (Recife Antingo), Recife-PE. O telefone é 3425.1915.

 

Biblioteca Pública de Pernambuco
A Biblioteca Pública do Estado (BPE) será o ponto de encontro da criançada durante o mês de janeiro. As atividades são gratuitas e são realizadas no setor infantil do espaço, localizado ao lado do Parque 13 de Maio, no centro do Recife. Lá tem atividades como contação de histórias, oficinas, cinepipoca e brincadeiras infantis como corrida de saco, amarelinha, cabo de força e pula corda. As informações sobre as inscrições e os horários das atividades podem ser obtidas através dos números (81) 3181.2642 e 9.9929.2100.

 

Sesc com programação de férias
Gincanas, banho de piscina, jogos populares, brincadeiras cantadas e oficinas são algumas das atividades do projeto Brincando nas Férias, que vai movimentar em janeiro o período de férias escolares de crianças e adolescentes. Realizada pelo Sesc, a iniciativa ocorre nas unidades de Casa Amarela, Piedade e São Lourenço da Mata e tem como público-alvo meninos e meninas com idade entre 4 e 15 anos. Nesta edição, será abordado o tema “As cinco forças da natureza: vai planeta”. A proposta é trabalhar, de forma lúdica, a relação entre a terra, fogo, água e ar e como estes elementos estão presentes no dia a dia. Para inscrever os pequenos, é preciso que os pais ou responsáveis apresentem no ponto de atendimento da Unidade de interesse os seguintes documentos: carteira do Sesc atualizada, o Registro de Nascimento da criança, comprovante de residência, a cópia do RG e CPF do responsável. Para crianças a partir dos 8 anos também é necessário uma cópia do CPF.

 

Leia Também:

 

Senac tem colônias de férias
Para este mês de janeiro, o Senac está com inscrições abertas para cursos de Minichef, Chef Teen, Fotógrafo Mirim, Desenho para Crianças e Programação em Bloco para Kids. No Senac, os cursos de Minichef (até 10 anos de idade) e Chef Teen (até 16 anos) têm registrado alta procurado no período das férias. “As aulas são bem divertidas e nossos alunos aprendem a fazer pizzas, hambúrguer, tortas, entre outras delícias. No final, fazemos um lanche juntos”, comenta a coordenadora pedagógica Renata Machado. Para os ligados em tecnologia, o curso de Programação em Bloco para Kids, com aulas ministradas no laboratório da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senac, surge como uma boa opção. Na área de artes, o curso de Fotógrafo Mirim busca trabalhar o conhecimento do aluno em técnicas e manuseio com máquina profissional e também com smartphones. Outra opção é o curso de Desenho para Crianças, que aborda estudos de forma, luz, sombra e cor, sempre revelando novos talentos do mundo do lápis. Os interessados podem fazer a inscrição na sede do Senac (Av. Visconde de Suassuna, nº 500, Santo Amaro). É importante lembrar que a criança precisa ter seu próprio CPF para fazer a matrícula. Mais informações pelo telefone 0800 081 1688.

 

Férias no Zoo Dois Irmãos
A proposta da temporada do Zoo Férias, a colônia de férias do Parque Estadual de Dois Irmãos, que acontece de 15 a 19 e de 22 a 26 de janeiro de 2018 é aproximar principalmente o público infantil para acompanhar a rotina dos profissioanis que lá trabalham. O público-alvo são crianças de 4 a 10 anos, que acreditam que férias têm gosto de aventuras ao ar livre, animais de todo tipo e novos amigos. Aliando educação ambiental a brincadeiras e passeios no zoo, a programação inclui oficinas sobre abelhas-sem-ferrão, com a participação de um representante da Associação dos Apicultores do Nordeste e aulas práticas na sementeira do Parque. Na atividade miniengenheiro florestal os pequenos vão aprender sobre as espécies vegetais, nativas e exóticas encontradas no fragmento da Mata Atlâtica do Parque. Outra atividade programada é o minizootecnista onde as crianças vão observar e ajudar a preparar as refeições dos animais. Lá eles aprendem sobre a alimentação para as diferentes espécies, entre carnívoros, frugívoros, onívoros e herbívoros. O Zoo Férias também incentiva à criançada a adquirir uma alimentação saudável. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Parque Dois Irmãos – Centro de Educação Ambiental (CEA) – Praça Farias Neves, s/nº – Dois Irmãos. Fone: (81) 3184-7753 / 3184-7754.  Clique aqui e acesse o facebook do parque.

Colônia de Férias Baby Home
A Escola Baby Home vai realizar, entre os próximos dias 15 e 19, das 14h às 17h a Brincando nas Férias. A colônia de férias, que terá como público alvo crianças entre 1 e 6 anos acontece no núcleo II da escola, localizado na Rua Joaquim Amaral Cardoso, 81, no bairro do Rosarinho, no Recife. Mais informações: (81) 3242.8977 ou (81) 98877.8977.

Colônia de Férias na Academia
A Cia Athletica promove uma colônia de férias neste verão. Os jogos e brincadeiras vão de 15 de janeiro a 1 de fevereiro, na academia localizada no RioMar Shopping, zona sul do Recife. As atividades serão realizadas pela manhã, das 9h às 12h e à tarde, das 15h às 18h. As turmas são divididas em três grupos, uma de 3 a 5 anos, outra de 6 a 9 e a dos maiores, de 10 a 14 anos. A programação conta com brincadeiras aquáticas, capoeira, ginástica, futebol, judô, jogos populares, circenses e com música, e até massagem. Os participantes também poderão brincar ao ar livre através de gincana na praia, terão um passeio para o Cais do Sertão e Paço do Frevo e encerramento no Strike Match. Os interessados devem fazer a inscrição na Cia Athletica ou entrar em contato pelo 3321-4000. O valor da colônia é R$ 399.

Compartilhe:
Fernando Alvarenga

Cristão, pai de Valentina, casado com Joana Barros e jornalista.