Juliana, Geraldo e Clarice ao lado de Joana, Valentina e Fernando em ensaio de Natal. Foto: Catarina Monteiro.

Dicas para ensaios de Natal

Fim de ano está na nossa porta e fica aquele dilema de como registrar bons momentos em casa. Existem várias possibilidades para eternizar fases de nossos filhos seja com ensaios em estúdio, em casa ou ar livre. Nesta postagem vamos mostrar o ensaio de nossas família. Eu, com minha esposa Joana e Valentina e a família do parceiro do blog, Geraldo Lélis @sosendopai com a esposa Juliana e a filhota Clarice.

Eu e Joana estávamos na expectativa do nosso segundo ensaio de Natal com Catarina Monteiro. Ano passado fizemos aqui em casa mesmo também por convite de Catarina. Muita gente gostou. Mas o importante é registrar a essência de sua família. Seja onde for. Que roupa for. Não importa se é cara ou barata. Precisa refletir vocês. Criança não olha grife. Elas preferem sorrisos e abraços apertados.

Já fotografei muitos aniversários e casamentos para pagar faculdade. Por isso falo de dica que para tirar fotos principalmente de Natal, o ideal são roupas neutras e que refletem a época. Aqui em casa não gostamos de visual confuso ou poluído, ainda (mais) se tiver cenário. Muita informação a imagem ficará certamente confusa.

Mas voltando ao assunto, perguntei a Catarina Monteiro que teve a ideia do ensaio e ela respondeu que “resolvi fazer o ensaio temático de Natal, porque amo essa época natalina, que envolve muito amor, carinho, solidariedade e a magia do papai noel”.

Catarina explica como produziu o espaço. “Pedi pra a decoradora Roberta Berenguer organizar um cenário simples e não muito literal. Pra que entrasse em harmonia com o parque escolhido (Sítio Trindade no Recife) para as fotos, já que tem muito verde da natureza”.

Para garantir as imagens, Catarina conta que no decorrer do ensaio “por ter crianças pequenas, o segredo é paciência e entender o tempo de cada uma”. Catarina garante que “os pais tem fundamental ajuda no processo do ensaio para que seus filhos sintam-se à vontade. Seja cantando músicas preferidas, levando um brinquedo que a criança goste muito e na maioria das vezes até um biscoito ajuda. Como ajudou bastante com uma das crianças do ensaio natalino”. Essa do biscoito ela se refere a Valentina (@paideverdade) e Clarice (@sosendopai) que comeram à vontade.

Geraldo Lélis disse que “o ensaio com Catarina foi muito aguardado por nós três por vários motivos. Sabíamos da qualidade da fotógrafa e que o material ficaria muito massa. O outro motivo é que Clarice só havia feito ensaio newborn, há mais de um ano e meio. Ao mesmo tempo tínhamos dúvidas sobre o comportamento de Clarice durante as fotos e como faríamos pra “segurá-la”.Na hora, deu tudo certo. Clarice se abriu pra Catarina e ficou logo à vontade. Isso facilitou um pouco para começarmos a sessão. Digo um pouco porque, como ela ficou à vontade, a bagunça no cenário era iminente. No fim, deu tudo certo, com um pouco mais de trabalho para Catarina organizar tudo, mas com todo mundo satisfeito, principalmente Clarice, que fez tudo o que mais gosta de uma só vez: brincou, chamegou com os pais, bagunçou e ainda comeu uns biscoitos.”

Foi uma tarde divertida. Demos muitas risadas, mas aqui em casa antes das risadas o cansaço de quem não tem babá, nem secretária em casa é pra deixar qualquer um mais sério. Mesmo que familiares dêem grande suporte durante a semana, mas é cansativo se você coloca a mão na massa (cuidar verdadeiramente das etapas de seu filho). Isso é uma postagem depois ou já falei disso. Eu e Joana cansamos muitas vezes, mas não abrimos mão de estar perto de Valentina em todas as etapas e processos de educação dela. Terceirizar a educação de nossa filha não faz parte de nosso projeto.

Confira os dois ensaios.

Ensaio @paideverdade por @catarina_monteiro_fotografia

Ensaio @sosendopai por @catarina_monteiro_fotografia

 

Envie suas fotos de ensaio para o email: paideverdade.pe@gmail.com. Ele pode compor nossa galeria de fotos.

 

Leia também

 

Compartilhe:
Fernando Alvarenga

Cristão, pai de Valentina, casado com Joana Barros e jornalista.