Homens reeducandos que estão no Presídio de Igarassu (PIG) e no Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, cidades localizadas na Região Metropolitana do Recife, participam de encontro com os filhos. Eles recebem visitas “em espaços humanizados criados em áreas mais reservadas” como informa a Secretaria Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH).
De acordo com a SJDH, no Presídio de Igarassu, foi criada a Sala Humanitária de Visitação do Papai a fim de promover, a cada 15 dias (sempre nas sextas-feiras), das 9h às 10h, um momento de interação entre dez pais e seus filhos de até seis meses de idade. O local foi instituído com o objetivo de oferecer mais privacidade e conforto a pais e filhos, e dispõe de brinquedos, banquinhos, cadeiras e mesas infantis, piscina de bolas, tudo com muita cor. “Antes da sala, os pais recebiam os familiares no corredor de entrada sem nenhuma estrutura física para acomodá-los”, explica a chefe de plantão do PIG, Maria das Graças.
Já no Cotel, o encontro ocorre, todas as quintas-feiras, das 8h30 às 10h30, no espaço ecumênico, mas também com a disponibilidade de brinquedos para que a visita seja um momento de entretenimento. Quinze detentos interagem com os filhos com o intuito de fortalecer os laços familiares e contribuir para o processo de ressocialização. As ações nas duas unidades prisionais contam com o apoio do setor Psicossocial.
AMAMENTAÇÃO – As mães da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) contam, desde o dia 11 de julho, com uma nova sala de amamentação toda equipada. O espaço, pioneiro entre as unidades femininas do Estado, tem o objetivo de acolher as mães privadas de liberdade num local todo reformado com TV, som/DVD, três poltronas, condicionador de ar, trocadores e brinquedos. Atualmente, existem sete mães lactantes na CPFR.
com informações da assessoria de imprensa.