Em busca de inspiração para criar um espetáculo infantil a pedido da fotógrafa e produtora cultural Priscila Prade, o ator Thomas Marcondes colocou música clássica para tocar. O insight criativo provocado pela Sonata n. 5 de Ludwig Van Beethoven resultou na imagem do começo do espetáculo “Beethoven em Fá (Para Menores)”. Com direção e interpretação do próprio autor, a peça inédita será exibida online neste sábado (29) e domingo (30), às 16h e com ingressos gratuitos pelo Sympla (link no fim desta publicação).
Idealizada para ser encenada para público no Festival Bricabraque, a montagem foi gravada em vídeo no espaço cênico de propriedade de Priscila Prade, na Vila Madalena (SP). “Entramos na fase vermelha [do plano de combate à Covid-19] dias antes da estreia, então, gravamos e agora disponibilizamos o material”, afirma Thomas, reforçando que não alterou nada do que faria com a presença do público.
Thomas Marcondes é o narrador da história e faz outros personagens na trama, como o pai e o professor. Beethoven é interpretado por um palhaço (Kauan Scaldelai).
Focada no gestual, a peça utiliza falas somente em momentos específicos da dramaturgia, onde a conversa com o público se mistura à figura do narrador. A montagem segue uma linha cronológica da vida de um do gênio da música universal, apresentando sua trajetória desde a infância até a decadência, passando pelo sucesso e os desafios enfrentados, como a surdez, que não lhe impediu de criar suas sinfonias. Entre os fatos marcantes de sua biografia, estão a difícil e abusiva relação com o pai, que lhe ensinou a tocar piano na infância.
Com cenário minimalista e figurino divertido, a interlocução entre ator, narrador e público é o fator principal de acordo com Thomas. Marcondes não era um grande conhecedor da obra do compositor, de quem sempre gostou.
Sinopse
O espetáculo conta a história do músico e compositor alemão Ludwig Van Beethoven, que viveu na época de 1800 e até hoje habita a memória e os ouvidos das pessoas – mesmo que às vezes não se deem conta disso. A bonita e conturbada história do compositor é contada de forma dinâmica e com interação com o público, navegando pela vida do músico que atravessou vários desafios em sua infância e, mesmo assim, se tornou um dos mais conhecidos compositores de todos os tempos.
Serviço
Dias 29 e 30 de maio às 16 horas. Ingressos gratuitos pelo Sympla clicando aqui. Pode ser feita doação de qualquer valor para o projeto social Evoé pelo próprio Sympla. Recomendada para crianças a partir de 5 anos até a família toda.
Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular