No próximo dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Autismo. Em homenagem à data, a startup brasileira Matraquinha, lança o jogo Matraquinha PAIR, que permite estimular o desenvolvimento cognitivo perceptivo visual com exercícios de lógica e memorização.
O game, desenvolvido em parceria com a empresa Mens Sana Interactive, apresenta nos primeiros níveis uma figura conhecida pela criança ou adolescente, com duas opções de emparelhamento. As temáticas do game variam entre alimentos, roupas, materiais escolares e brinquedos. Conforme o desempenho a dificuldade vai aumentando, até chegar a três opções. O jogo tem um sistema de pontuação que visa estimular o desenvolvimento conforme a evolução, além de desbloquear conquistas onde o jogador receberá selos como prêmios.
“Sabemos que crianças e adolescentes com este transtorno são extremamente sensíveis aos estímulos externos e, por conta disso, todas as ilustrações, cenários e efeitos sonoros foram cuidadosamente pensados de acordo com o bem-estar dos jogadores”, diz Wagner Yamuto, CEO do Matraquinha.
Confira também: Ter um filho com Down é “enxergar o mundo de outras perspectivas”
“Eu já conhecia o projeto Matraquinha e, quando soube que eles estavam expandindo o projeto, nasceu o interesse em apoiá-los no desenvolvimento de jogos e sua publicação em lojas digitais. Tem sido uma parceria muito gratificante e produtiva.”, diz Márcio Gastaldello, Lead Designer e sócio da Mens Sana Interactive.
O jogo será disponibilizado mundialmente para PC e MAC, nos idiomas Português e Inglês. Para ter acesso basta entrar no site www.matraquinha.com.br/jogo-matraquinha-pair/ após o dia do lançamento do game.