Um novo relatório do Kaspersky Safe Kids relevou os temas que mais interessam às crianças na internet nas férias de verão. A apuração de abrangência global mostrou que o ex-presidente norte-americano Donald Trump foi a personalidade mais procurada em ferramentas de busca, à frente de celebridades como a atriz Emma Watson e o empresário Elon Musk. Já a principal atividade praticada pelos pequenos na web foi assistir a vídeos no YouTube, seguida pelos jogos eletrônicos e traduções de idiomas.
A análise da empresa de cibersegurança foi feita com base em dados anônimos de comportamento do Kaspersky Safe Kids, programa de segurança para controle parental na web. As informações foram fornecidas voluntariamente por usuários do produto e são referentes ao período de 20 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro deste ano. Foram reunidos metadados anonimizados via Bing, Google, Mail.ru, Yahoo!, Yandex e YouTube, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.
Além de músicos e influenciadores, as crianças investigaram outras personalidades. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ocupou o primeiro lugar nas solicitações das crianças. Trump ficou à frente de celebridades como a atriz Emma Watson e o empresário Elon Musk.
Outro interesse frequente foi sobre o TikTok. As crianças procuraram pelos temas “diversos do TikTok”, determinados “TikTokers” e “como alterar os modos restritos no TikTok”. Além disso, o desafio mais popular foi “tente não rir” (em inglês, “try not to laugh”), que também foi pesquisado com frequência em alemão: “versuche nicht zu lachen”.
“Nosso objetivo com este tipo de levantamento é ajudar pais e filhos a terem mais interações e oportunidades para conversarem sobre comportamentos seguros na internet. Vamos ver as oportunidades! Caso a criança se interesse pelo tema ‘faça você mesmo’, isso demostra que ele(a) gosta de trabalhos manuais e esta é uma ótima atividade para se fazer em companhia. Já o jogo Gacha Life promove a habilidade de contar histórias e você pode criar alguma que envolva hábitos seguros – tanto na vida real quanto na internet. A paternidade e a maternidade nos mostram que aprendemos muito observando nossas crianças, portanto, vamos aprender também sobre educação digital infantil”, afirma Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.
Para ajudar os pais a tornar a experiência online das crianças positiva e segura, a Kaspersky recomenda:
• Incentive-as a usar o ambiente digital para aumentar sua criatividade e desenvolver a autoexpressão. Por exemplo, você pode recomendar que participem de jogos de dança baseados em movimentos, ou pode participar com elas de desafios de vídeo.
• Cuide da segurança da criança tornando a conta dela mais privada – o TikTok, por exemplo, atualizou recentemente o recurso de controle parental.
• Conheça melhor os interesses das crianças. O Kaspersky Safe Kids pode fornecer relatórios regulares sobre as atividades diárias dos pequenos. Conhecendo melhor seus hábitos, os pais terão conversas mais produtivas com eles.
Para mais informações sobre o relatório da Kaspersky, acesse a página do Securelist .
*Com informações da Kaspersky Brasil.