Neste mês de abril, em que se comemora o Dia Mundial do Livro (23/04), uma iniciativa vem para incentivar o gosto pela leitura. Até o dia o dia 20 de abril as doações podem ser feitas no Colégio CBV nas unidades Jaqueira e Boa Viagem. A iniciativa é uma parceria com o projeto Geladeira Cultural PE.
Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto, bastando levar até uma das unidades do Colégio CBV livros paradidáticos novos ou usados em bom estado de conservação, nas categorias infantil e infanto-juvenil, e gibis. Os moradores na Zona Norte podem entregar as doações no CBV Jaqueira, localizado na Rua Dr. José Maria, nº 1106, Tamarineira. Já os moradores da Zona Sul podem entregar os itens no CBV Boa Viagem, na Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, nº 539.
A Geladeira Cultural PE é uma iniciativa criada em 2013, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, pelo ativista social e servidor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Santos. Ele teve a ideia de transformar geladeiras usadas em minibibliotecas para incentivar a leitura nas comunidades mais carentes.
“Sempre quis aproximar os livros da garotada, de alguma forma ajudar a transportar essa criançada para um mundo literário, onde elas poderão ser o que quiserem e sonharem”, conta Sérgio. O projeto Geladeira Cultural PE surgiu, em 2015, o FLIPE – Festival Literário da Periferia, que tem como objetivo trazer uma parte do mundo literário para as comunidades periféricas, homenagear artistas literários e ajudar esses talentos a lançarem seus livros.
Desde a sua fundação, o projeto já alcançou mais de 40 bairros da Região Metropolitana do Recife e também chegou em cidades como Sanharó, Caruaru, Pesqueira, Salgueiro e Petrolina. Sempre atuando em parceria com instituições guardiães, a ação já distribuiu gratuitamente mais de sete mil livros e atendeu mais de nove mil crianças, adolescentes e adultos.
Clique aqui e envie mensagem para o nosso WhatsApp pedindo para receber as novidades do blog.