Depois de quase dois anos de um hiato causado pela pandemia de Covid-19, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) retoma a realização de suas feiras presenciais e a primeira será esta semana no período de 2 a 5 de dezembro. É a 3ª Feira da Literatura Infantil (Flitin), que acontecerá nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, bairro das Graças, oferecendo para a criançada uma programação totalmente gratuita com mais de trinta atrações, entre lançamentos de livros, oficinas artesanais, contações de histórias, cineminha, atividades recreativas, espetáculos teatrais e shows musicais. A Flitin funcionará das 9h às 20h, obedecendo a todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Estado.
“A Flitin marca o início das feiras literárias presenciais da Cepe, dentro do Circuito Literário de Pernambuco, sempre caracterizando a ação de fomento do livro e da leitura que a empresa executa há sete anos. No ano passado, em decorrência da pandemia, as feiras presenciais foram suspensas, até que a melhoria das condições sanitárias permitisse o retorno dos eventos presenciais. A Flitin terá programação semelhante a de 2019, mas obedecendo a todas as medidas de precaução necessárias contra a transmissão da Covid-19”, enfatiza o diretor-presidente da Cepe, jornalista Ricardo Leitão.
Entre as atrações da Flitin, destaque para os quatro lançamentos literários programados pela Cepe Editora: Xicaré contra o monstro do vaso, de Marcela e Artur Pandolfi; Contos com gigantes, de Carolina Becker; A biblioteca da Bia, de Viviane Ferreira Santiago – ambos vencedores do II Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil -, e Os pés nos quintais e os olhos no mundo: um menino chamado Paulo Freire, de Targelia de Souza Albuquerque, que apresenta para o público juvenil a história e o legado deixado pelo educador pernambucano, falecido aos 75 anos, em 1997.
Com a ideia de desmistificar o desfralde, um dos grandes tormentos de pais e mães, a nefrologista pediátrica pernambucana Marcela Pandolfi decidiu escrever Xicaré, que aborda de maneira lúdica o momento certo para abandonar as fraldas. O livro conta com ilustrações da designer Deirdre Holanda. “Artur, meu filho mais novo, foi um grande incentivador do Xicaré. Ele estava terminando o seu desfralde noturno (aos 6 anos) quando começamos o projeto do livro. Ele ficou encantado com os personagens e se divertiu muito com os vídeos e brincadeiras que criamos”, conta a autora, que assina a obra em parceria do filho.
Voltado para os mais graúdos, o livro Contos com Gigantes apresenta uma instigante viagem à cultura e mitologia de diversos países reunindo histórias protagonizadas por gigantes. O livro conta com ilustrações do premiado artista gráfico mineiro Cau Gomes. Para a autora, Carolina Becker, o título foi uma rica experiência que a levou a lugares inimagináveis e que resultou em oito contos sobre dez personagens. “Todos eles muito conectados entre si e ao meu imaginário. Espero que a profundidade com que vivi essa experiência chegue também aos leitores”, afirma.
O terceiro desses quatro lançamentos é A Biblioteca da Bia, um livro sobre sonhos e amizades, que gira em torno de um tema tabu, a morte. Um assunto sempre muito melindroso para ser conversado com as crianças e que através da literatura torna essa tarefa menos difícil. Na história de Viviane Ferreira e ilustrações de Luísa Vasconcelos, Bia tem o sonho de ser dona de uma biblioteca e esse desejo costura a narrativa repleta de lições. “A Biblioteca da Bia é um sonho, mas também é a vida da gente”, ressalta a escritora.
Os pés nos quintais e os olhos no mundo: um menino chamado Paulo Freire, livro da escritora e educadora Targélia de Souza Albuquerque, tem formato, conteúdo e projeto editorial pensado com carinho para jovens que mal imaginavam nascer quando o patrono da educação brasileira, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano, já ensinava que “não se pode falar em educação sem amor”. Targelia teve a formação profissional e humana influenciada por Paulo Freire, sendo uma importante pesquisadora do patrimônio intelectual e de vida deixado por ele. Em seu livro revela o educador na mais tenra idade, a fome, as muitas dificuldades enfrentadas e de que forma as intempéries da vida o tornam um dos mais importantes pensadores de todo o mundo. Todos os livros lançados ganharão contações de histórias durante a Flitin.
Atividades– Oficinas e shows também merecem destaque na programação. A educadora do Museu do Homem do Nordeste, Tayane Ferreira, conduzirá a oficina “Memória ao Pé da Letra”, para confecção de cartas de jogo de memória inspiradas nos livros A Menina que Engoliu um Céu Estrelado (Cepe, 2020), de Gael Rodrigues e A Domadora de Palíndromos (Cepe, 2020), de Fred Bellintani. Na oficina “Metademetade”, o artista visual Emerson Pontes utilizará papelão e tinta para ajudar a garotada a criar figuras mitológicas híbridas. Leandro Roberto coordenará as oficinas “Estamparia com Folhas: Imprimindo Texturas Botânicas” e “A Arte de Frottage: Revelando Texturas das Superfícies”. Na primeira, os alunos vão trabalhar a transferência de formas e texturas de folhas de plantas no papel e tecido, com a técnica da impressão. E na segunda, os jovens aprenderão a revelar texturas de folhas de plantas no papel e/ou tecido pela fricção com lápis ou giz.
Com mais de uma década de estrada, Rodrigo Lima promete para a Flitin o que sabe fazer de melhor: mágica e ventriloquia com muita diversão. A Fada Magrinha , outra atração de quem tem lugar cativo no coração da garotada, apresentará o seu “Natal Encantado” com muita dança, brincadeira e canções tradicionais. A vocalista Cacau e sua Banda Mini Rock também se inspiram no momento natalino para colocar todo mundo para dançar na feira literária. Formada por músicos, dançarinos e cantora, a banda musical pernambucana Bandalelê promete revisitar em seu show os grandes clássicos infantis.
Além da Cepe Editora, a 3ª Flitin contará com estandes e atividades da Grão Livraria, Zeppelin, Cia Pilar de Leitura, Bakamoon, Além da Lenda, Saber Publicações, Casa de Artesanato, Fundação Gilberto Freyre e Editora Coqueiro. a 3ª Feira da Literatura Infantil tem a curadoria da Fundação Gilberto Freyre.
Acompanhe a programação da 3ª Feira da Literatura Infantil (Flitin)
Quando: 02 a 05 de dezembro
Onde: Academia Pernambucana de Letras
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças
Entrada franca
Dia 02 de dezembro, quinta-feira
9h – Oficina: Estamparia com folhas: imprimindo texturas botânicas com Leandro Roberto
9h – Cineminha: Pedrinho e a chuteira da sorte, Alisson Ricardo e Marcos França
9h30 – Atividades recreativas: Parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife
10h – Contação de história: Sobre o folclore brasileiro, com os autores do Além da Lenda, Bruno Antonio e Erickson Marinho.
10h30 – Oficina: Estamparia com folhas: imprimindo texturas botânicas, com Leandro Roberto
11h – Cineminha: Pedrinho e a chuteira da sorte, Alisson Ricardo e Marcos França
14h – Oficina: Estamparia com folhas: imprimindo texturas botânicas, com Leandro Roberto
14h – Cineminha: Pedrinho e a chuteira da sorte, Alisson Ricardo e Marcos França
14h30 – Atividades recreativas: Parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife
15h – Contação de história: Sobre o folclore brasileiro, com os autores do Além da Lenda, Bruno Antonio e Erickson Marinho.
15h30 – Oficina: Estamparia com folhas: imprimindo texturas botânicas, com Leandro Roberto
16h – Contação de história / Lançamento CEPE Editora
Xicaré contra o monstro do vaso, de Marcela e Artur Pandolfi, com Liane Silva
18h – Show: Mágico Rodrigo Lima (foto)
Dia 3 de dezembro, sexta-feira
9h – Oficina: Memória ao pé da letra, com Tayane Ferreira. Baseada no livro “A menina que engoliu o céu”, de Gael Rodrigues (CEPE, 2020)
9h – Cineminha: Musicalia, Irina França e Camila Monart
9h30 – Atividades recreativas: Parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife
10h – Contação de história: Sobre o folclore brasileiro, com os autores do Além da Lenda, Bruno Antonio e Erickson Marinho.
10h30 – Oficina: Memória ao pé da letra, com Tayane Ferreira. Baseada no livro A domadora de Palíndromos, de Fred Bellintani (CEPE, 2020)
11h – Cineminha: Musicalia, Irina França e Camila Monart
14h – Oficina: Memória ao pé da letra, com Tayane Ferreira. Baseada no livro A menina que engoliu o céu, de Gael Rodrigues (CEPE, 2020)
14h – Cineminha: Musicalia, Irina França e Camila Monart
14h30 – Atividades recreativas: Parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife
15h – Contação de história: Sobre o folclore brasileiro, com os autores do Além da Lenda, Bruno Antonio e Erickson Marinho.
15h30 – Oficina: Memória ao pé da letra, com Tayane Ferreira. Baseada no livro A domadora de Palíndromos, de Fred Bellintani (CEPE, 2020)
16h – Contação de história / Lançamento CEPE Editora
A Biblioteca de Bia, de Viviane Ferreira Santiago, com Naty Melo
18h – Show: O Natal Encantado da Fada Magrinha (foto)
Dia 4 de dezembro, sábado
9h – Oficina: Metademetade com Emerson Pontes
9h30 – Cineminha: Além da Lenda
10h – Show: Grande Circo das Maravilhas, com a Companhia Maravilhas de Teatro
10h30 – Oficina: Metademetade com Emerson Pontes
10h30 – Contação de Histórias: Parceria com a Gerência de Educação Infantil e Anos Iniciais da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife
11h – Bate-papo: Ler é uma grande aventura. Com Gabriela Vieira (omundodagabih) e Lara Lourenço. Mediação de Érica Montenegro
11h – Cineminha: Além da Lenda
13h30 – Cineminha: Além da Lenda
14h – Oficina: Metademetade com Emerson Pontes
14h30 – Cineminha: Além da Lenda
15h – Contação de história / Lançamento CEPE Editora
Contos com Gigantes, de Carolina Becker Koppe, com Marlene Paraguai
15h30 – Oficina: Metademetade com Emerson Pontes
16h – Contação de história: Com a turma do Além da Lenda
16h30 – Espetáculo: Malassombros – Contos do Além Sertão, com o coletivo Teatro de Retalhos
18h – Show: Mini Rock de Natal
Dia 5 de dezembro, domingo
9h – Oficina: A arte da frottage: revelando texturas das superfícies, com Leandro Roberto
9h30 – Cineminha: Musicalia, Irina França e Camila Monart
10h – Show: Roda, com Rapha Santacruz (foto)
10h30 – Oficina: A arte da frottage: revelando texturas das superfícies, com Leandro Roberto
10h30 – Contação de Histórias: Parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife
11h – Bate-papo: Livros com afeto: experiências de leitura em família. Com Marcela e Artur Pandolfi e Hugo e Pedro
Madureira. Mediação de Érica Montenegro
11h – Cineminha: Musicalia, Irina França e Camila Monart
13h30 – Cineminha: Musicalia, Irina França e Camila Monart
14h – Oficina: A arte da frottage: revelando texturas das superfícies, com Leandro Roberto
14h30 – Cineminha: Musicalia, Irina França e Camila Monart
15h – Contação de história / Lançamento CEPE Editora
Os pés nos quintais e os olhos no mundo, de Targelia de Souza Albuquerque, com Naty Melo
15h30 – Oficina: A arte da frottage: revelando texturas das superfícies, com Leandro Roberto
16h – Contação de história: Com a turma do Além da Lenda
16h30 – Show: Contos e Canções de Natal, com Mari Bigio
18h – Show: Bandalelê (foto de capa)
Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular