Luto Infantil: Projeto educativo ajuda pais a conversar sobre perdas com crianças - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Ainda existe um tabu em algumas famílias na hora de falar com crianças sobre a perda de um ente querido, principalmente nos primeiros anos de vida. No entanto, especialistas recomendam mostrar a verdade e responder honestamente os questionamentos dos pequenos acerca da morte pode ajudá-los a compreender melhor sobre a finitude da vida. Com essa proposta, o projeto Turma do Vilinha, desenvolvido pelo Cemitério e Crematório Morada da Paz fornece informações aos adultos para desmistificar o debate a respeito do luto infantil.

A Turma do Vilinha evidencia um grupo de amigos que tem como missão ajudar crianças a enfrentar o luto. Jogos educativos, vídeo e cartilhas virtuais do projeto podem ser acessados gratuitamente no site www.turmadovilinha.com.br, desenvolvido pela equipe da Psicologia do Luto do Cemitério. Os materiais têm uma linguagem acessível para todas as idades.

Mariana Simonetti, psicóloga responsável pelo projeto. Foto: Divulgação

A psicóloga do luto do Mariana Simonetti, responsável por desenvolver o projeto Turma do Vilinha, explica que as crianças, assim como os adultos, também se entristecem e notam ausências e perdas.

“Acontece uma quebra de vínculo e é normal sentir saudades. Por isso, para a criança não ficar criando falsas expectativas de uma suposta volta, devem receber explicações compatíveis com a idade”, alerta. Além disso, ela destaca que para o luto ser ressignificado e superado da melhor forma, ele precisa ser vivenciado e reconhecido.

Exatamente com essa proposta de desmistificar, mostrando a verdade e respondendo honestamente os questionamentos dos pequenos acerca da morte, ajudando-os no processo de compreensão da finitude da vida, o projeto Turma do Vilinha fornece materiais que favorecem a expressão dos sentimentos na infância.

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

 

Deixe um comentário