Especialistas alertam para a importância de conscientização sobre o câncer de mama masculino - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Com o mês de outubro chegando ao final, médicos apontam para a importância de continuar se cuidando e focando na prevenção do câncer de mama. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, correspondendo a cerca de 22% dos novos casos a cada ano. No entanto, ele também pode acometer homens. A porcentagem é menor, representando menos de 1%, no entanto, o cuidado deve ser o mesmo, principalmente em homens acima de 50 anos de idade.

Segundo a médica radiologista do Lucilo Maranhão Diagnóstico, Dra. Beatriz Maranhão, o câncer de mama em homens é raro, e o principal sintoma é um nódulo endurecido na parte de trás do mamilo. “Mesmo com o índice pequeno, para se ter uma ideia em cada 100 casos, existe pelo menos um homem com diagnóstico da doença, a prevenção é importante” alerta. Vários estudos comprovam que a média de idade dos homens que apresentam a doença varia de 50 a 70 anos.

O médico urologista, Filipe Tenório explica que ainda que raro, os homens também podem desenvolver câncer de mama. “Isso acontece porque os homens também possuem hormônios femininos e glândulas mamárias no organismo, mesmo que em uma menor quantidade. Por ser um diagnóstico raro, não existe mamografia para os homens, por isso é muito importante que fiquemos atentos ao nosso corpo”, pontua o médico.

Foto: Shutterstock

Entre os principais sintomas estão saída de secreção, vermelhidão e retração da pele do mamilo e ao redor dele. Não se pode dizer que a doença é melhor ou pior na mulher do que no homem, pois a evolução depende do tipo de câncer e do estágio no momento do diagnóstico.

Na maioria dos casos, a detecção da doença se faz quando o câncer já está em estado avançado. “Muitas vezes quando é diagnosticado o problema, o câncer já está bem avançado, podendo já ter chegado a metástase, com comprometimento linfonodal axilar. Acreditamos que isso se reflete pelo preconceito. Muitos acreditam que examinar as mamas é coisa apenas de mulher, e termina faltando conscientização sobre a importância de investigar achados do exame físico”, afirma Dra. Beatriz.

A médica ainda destaca a importância do autoexame. “Ao fazer o autoexame é possível observar irregularidade na mama e suas proximidades. Encontrando, deve-se procurar imediatamente um médico especialista”, finaliza.

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário