6 dicas para criar filhos éticos e responsáveis - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

É muito comum ver pais que acabam fazendo pelos filhos tarefas que eles já sabem fazer sozinhos, seja pela correria e pressa, falta de paciência ou até por superproteção. Independentemente da razão, essa postura prejudica o desenvolvimento do seu filho, dificultando a lidar com suas responsabilidades, tornando-o dependente, frágil, carente de atenção e dando a falsa impressão de que ele não tem capacidade de cumprir certas funções sozinho.

Criar desde pequeno um filho que se torne responsável, ético e confiante pode parecer difícil, mas não é impossível. Tudo depende de como você conduzirá as situações cotidianas. Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem, já dizia a educadora italiana Maria Montessori (1870-1952). Confira 6 dicas que podem te ajudar neste processo.

Mas, lembre-se: educar exige paciência, esforço e determinação. Por isso, mãos à obra:

  •  Mostre aos seus filhos que você confia neles

Acredite nas suas capacidades e aptidões. Se eles já confiam em si mesmos, ótimo, basta incentivar. Não diminua o seu entusiasmo e nem encoraje os seus medos e as suas incertezas. Deixe eles voarem, seguindo o seu próprio caminho, sem medo de errar.

Ensine os seus filhos a ter uma mente positiva e a pensar o quão bom é experimentar coisas novas e aprender. Mostre a eles que você está sempre disposto a oferecer ajuda. Encoraje quando eles se desanimarem e comemore suas vitórias.

  •  Ensine com o exemplo, todos os dias

O exemplo é a melhor maneira de educar e criar os filhos. Se você quiser ter filhos independentes, respeitosos e educados, mostre a eles como se faz por meio de ações.

Lembre-se de que a criança é como uma esponja que absorve todo tipo de informação. Ela vai repetir automaticamente o que vê e o que ouve de vocês, todos os dias.

  •  Motive seu filho a não se manter na zona de conforto

Exija um pouco mais do que ele pode dar, mas sem exagerar. Encoraje o seu filho a tentar, a aceitar cada desafio para evitar que fique estagnado. Neste caso, também não podem faltar o reconhecimento por cada tentativa e o elogio por cada conquista alcançada.

  •  Incentive suas habilidades sociais

Há uma relação direta entre a capacidade social da criança e o seu sucesso na vida adulta. De acordo com a ciência, as crianças que cooperam com seus colegas compreendem os seus sentimentos e resolvem problemas por conta própria. Na fase adulta, terão mais flexibilidade para lidar com pessoas, seja no âmbito social como profissional.

  •  Mostre, desde cedo, que responsabilidades fazem parte da vida de todos

É essencial ensinar as crianças, desde pequenas, que a vida é feita de ação e reação. Dê aos seus filhos obrigações e responsabilidades em casa que sejam adequadas às suas idades. Não ceda ou tire as obrigações deles, pois isso representa a aprendizagem sobre a colaboração e o trabalho em equipe.

  •  Ensine a importância de se responsabilizar pelos seus atos

Todo mundo comete erros. E tudo bem, pois eles fazem parte do nosso desenvolvimento e amadurecimento. No entanto, quando seu filho fizer algo de errado, nunca deixe o episódio passar despercebido. Mostre, de maneira enfática, que ele errou, explique a razão e, caso houver outra pessoa envolvida na situação, deixe bem claro que ele deve se responsabilizar e pedir desculpa ao outro.

*Por Stella Azulay, fundadora da Escola de Pais XD, educadora parental pela Positive Discipline Association, especialista em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental e mentora de pais, educadores, adolescentes e mulheres

*A opinião do autor(a) do texto não reflete necessariamente no pensamento do site Pai de Verdade.

Deixe um comentário