Suposto vídeo de sequestro se torna viral na internet e serve de alerta aos pais - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Nos últimos dias, um vídeo que mostra uma suposta tentativa de sequestro de criança dentro de sua própria casa, vem viralizando nas redes sociais. As imagens postadas pelo perfil @bruno_tricolor38 no Instagram, com uma narração, tomaram conta das redes e chamaram atenção de pais e responsáveis de crianças para os riscos de sequestros e desaparecimento.

“Ouvimos relatos de crianças que desaparecem e nunca mais são encontradas pela família. Infelizmente o tráfico de crianças para serem adotadas em outros países e tráfico de órgãos é real, por isso devemos ser vigilantes cada segundo”, disse Bruno em sua publicação.

Procuramos especialistas e peritos em vídeo, para realizar uma análise sobre as imagens, que alegaram não poder atestar a veracidade do vídeo, pela falta de informações paralelas, que comprovem local e data das gravações.

O delegado Geraldo da Costa, titular da Delegacia de Crimes Contra a Criança e Adolescente (DPCA), analisou o vídeo e diz que pelas imagens não é possível afirmar a veracidade, mas pode-se perceber uma ingenuidade por parte da responsável pela criança, em deixá-la sozinha em companhia de um estranho, pois pode ocorrer tanto um sequestro, como crimes de natureza sexual, entre outros. “Antes da mãe chegar, a criança está brincando ali, com o muro baixo, sem acompanhamento de adultos e isso já é uma situação perigosa por si só, já que chama atenção de pessoas que passam na rua”, comenta o delegado.

Ele também comenta que a ação dos vizinhos foi muito precisa no momento, no entanto, e muito importante ter cautela com as reações, já que os supostos criminosos podem estar armados e poderia ter acarretado à um tiroteio.

Ainda segundo Geraldo, os raptos e sequestros de crianças podem se dar por diversas naturezas. Sejam elas financeiras para extorsão, para fins de exploração sexual ou até mesmo disputa entre genitores ou pessoas com interesse naquela criança.

Caso aconteça algo do tipo, os pais ou qualquer pessoa que tome conhecimento do ocorrido pode denunciar imediatamente à Polícia Militar pelo 190 e procurar a delegacia especializada neste tipo de crime. É importante levar uma foto da criança desaparecida para que seja mais fácil de distribuir a informação e encontrá-la.

Ilustração: Charles Segat
Ilustração: Charles Segat

DICAS

A ONG catarinense, Criança Desaparecida, apresenta em seu site, uma seção com dicas aos pais e responsáveis por crianças, algumas dicas que podem ajudar em situações como esta. Confira abaixo:

  • Oriente seu filho, desde pequeno, a não aceitar presentes, doces ou caronas de estranhos, sob qualquer argumentação, e mesmo de conhecidos ou parentes sem o seu prévio consentimento.
  • Conheça sempre as pessoas (familiares, amigos e professores) que convivem com seu filho, participando sempre de suas atividades escolares, festivas e entre amigos.
  • Desde pequena a criança deve conhecer seu nome completo, o dos pais, seu endereço, telefone, referências, etc.
  • Não deixe seu filho sozinho na rua, em casa ou no interior de veículos, mesmo que seja só por alguns minutos.
  • Providencie a Carteira de Identidade de seu filho, que pode ser emitida já a partir do nascimento da criança.
  • Observe mudanças no comportamento da criança e procure imediatamente identificar a causa.

Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular

Deixe um comentário