O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), das 9h às 18h, no canal do Youtube do CNJ, o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Nordeste. A iniciativa é uma ação integrada do projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”, organizado pelo CNJ e financiado com recursos do Fundo dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CFDD). O evento tem como objetivo criar diálogo com os estados do Nordeste para conhecer a realidade local e sensibilizar a sociedade civil e o estado à primeira infância.
O presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Marcos Baptista, será um dos palestrantes do evento e vai debater nesta quinta, 15, um dos projetos alinhados com o Plano Recife 500 anos, que tem como foco temas relacionados à primeira infância (de zero a seis anos).
Um dos projetos do Plano Recife 500 Anos que tem o apoio da Fundação Bernard Van Leer, o URBAN95 tem como objetivo estimular o desenho de cidades que contribuam para o desenvolvimento saudável de bebês e crianças pequenas, conceito que guia o Projeto Primeiro a Infância. A ARIES tem dois projetos voltados para o tema Primeira Infância nos bairros da Iputinga, localizado na Zona Oeste, e no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, com o objetivo de realizar intervenções urbanas e campanhas educativas, de forma que as crianças possam dispor de espaços públicos para brincar, interagir socialmente e também receber cuidados e estímulos adequados, gerando impacto no desenvolvimento cognitivo, sócio emocional e nos indicadores de saúde para toda vida. Os projetos também abrangem a criação e monitoramento de diversos indicadores de desenvolvimento na primeira infância.
Além das intervenções urbanas, uma das propostas que tem como foco a primeira infância no Plano Recife 500 Anos é a alfabetização das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental nas escolas municipais, a melhoria da atenção materno infantil para reduzir a mortalidade e a pesquisa de desenvolvimento e inovação na área da saúde visando incorporar novas tecnologias para construir soluções para doenças infecciosas e doenças não transmissíveis.
Serviço:
Data: 15 e 16 de abril de 2021
Local: Canal do CNJ no YouTube
Horário: das 9h às 18h
Carga horária: 16 horas
Inscrições: https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-seminario-do-pacto-nacional-pela-primeira-infancia-regiao-nordeste
Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular