O assunto “segurança” sempre esteve no radar de pais e adultos quando se referem ao uso das redes sociais pelas crianças. Isso porque diversos crimes, dos mais variados tipos, são cometidos diariamente contra menores de idade. Diante desse assunto delicado, o Facebook (dono do Instagram) tem em seus planos criar uma versão da rede social voltada para as crianças menores de 13 anos. Nesta nova ferramenta, os pais teriam a possibilidade de controlar o acesso dos filhos, tanto nas interações com outros usuários, quanto nos conteúdos que visualiza. Vale salientar que a plataforma não permite a utilização da rede social por jovens abaixo desta idade.
De acordo com o Facebook, que divulgou uma nota sobre o assunto, o desenvolvimento da nova rede social é oportuno, especialmente em função do momento em que vivemos, onde as crianças quase não interagem entre si há mais de um ano. Ainda de acordo com a empresa, diversos cuidados estão sendo tomados para tornar a ferramenta segura. Entre elas, inteligência artificial, reconhecimento facial e dados para controlar a idade. Isso sem contar com um dispositivo que barra o contato dos menores com qualquer pessoa acima dos 18 anos que não esteja na lista de amigos.
Leia também: Dez dicas sobre telas na infância
As precauções com segurança não para por aí. O Facebook também vai incluir orientações como, por exemplo, configurar o perfil no modo privado, ou seja, para que as pessoas só consigam interagir caso a criança aceite o convite, além de criar algoritmos que dificultem a busca desses perfis por maiores de idade.