Durante a pandemia alguns cuidados podem ter ficado de lado para manter o necessário distanciamento social e quando se fala em saúde bucal muita gente ainda fica no alerta.
Uma análise da Universidade Federal de Pelotas divulgada em outubro de 2020 revela que após o primeiro registro de casos da covid-19 no Brasil, em meados de março de 2020, o tratamento dental de crianças teve uma diminuição alcançando 89% na fase mais aguda do ano passado, no caso em abril. A pesquisa revela que a queda foi maior no Nordeste.
Isso não seria diferente em nossa família, mas diante das trocas de dentes de Valentina (5 anos) resolvemos ir até o consultório da dentista para conferir o processo de mudança.
Apesar de todos os dias a gente escovar os dentes de Tina após as refeições, sempre tem processos que precisam ser ajustados. Durante a consulta foram feitos exames clínico para avaliação em todos os dentes e saber se estava algo de errado. A exemplo de alguma área mais suja ou com placa bacteriana. No caso de Tina haviam apenas algumas leves manchas escuras ocasionadas pelo consumo pontual de açai, segundo a avaliação da odontopediatra, Aila Caraciolo.
Assita a parte da consulta de Valentina.
Durante a consulta também foi realizada uma profilaxia, uma limpeza mais profissional, e na sequência depois da limpeza verificado se havia alguma lesão de cárie ou mancha branca ou indício de algo a ser investigado.
Segundo a recomendação da ondontopediatra Aila Caraciolo é indicado a criança comparecer ao consultório a cada seis meses. Apesar de Valentina já ter ido outras vezes, sempre é momento de atualizar a aproximação com a profissional.
Ver essa foto no Instagram
A consulta também serve para os pais, mães ou responsáveis serem orientados de como está o processo de escovação. No nosso caso serviu para relembrar alguns processos, a exemplo do uso do fio dental.
A odontopediatra, Aila Caraciolo, disse que é preciso considerar em “passar o fio dental pelo menos uma vez por dia adqueando a melhor rotina da criança”, ou seja, que a criança possa praticar a cordenação motora em horário que fique mais viável.
PESQUISA – O levantamento entendeu que a queda ocorreu diante das medidas do distanciamento social. Os autores avaliaram dados de procedimentos odontológicos promovidos no âmbito do Sistema Único de Saúde, como extrações e restaurações, no período de janeiro a maio
Serviço: A Odontopediatra, Dra. Aila Caraciolo, atende no Studio Sorrizinho (Sorriz) localizado no Rio Mar Trade Center, no bairro do Pina, zona sul do Recife. O telefone para contato é 81.3314-8384 / 81.99374-8225