Como escolher a cadeira ideal para transportar seu filho no carro - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Com o verão, diversas famílias resolvem viajar para se divertir e sair um pouco da rotina, porém o transporte das crianças deve ser realizado de maneira segura pelos pais e responsáveis. É importante lembrar que no Brasil existem regras para o transporte de crianças em automóveis. Pela regulamentação, desde bebês recém nascidos até crianças de 10 anos, devem ser transportados em cadeiras automotivas, popularmente chamadas de cadeirinhas para carro. Porém, você sabe que tipo de cadeira é ideal para cada criança?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Resolução nº 277), crianças de até 10 anos de idade devem estar sempre no banco traseiro utilizando cinto de segurança ou sistema de retenção individual equivalente. O código também regulamenta sobre o uso de bebês conforto, cadeiras automotivas e assentos elevados, que varia de acordo com a idade da criança. Confira:

  • Bebês de até 1 ano devem ser transportados no bebê conforto, de costas para o movimento;
  • Entre 1 e 4 anos, o bebê deve ficar na cadeirinha para carro, com o cinto de segurança do veículo
  • Entre 4 e 7 anos e meio, poderá ser utilizado um assento elevatório, que é fixado ao banco do automóvel
  • Entre 7 anos e meio e 10 anos, você pode deixar a criança no banco de trás do carro sem cadeirinha, porém esta regra é válida caso a criança tenha 1,45m ou mais de altura. Caso não se encaixe, é permitido apenas passear com a criança usando o assento elevatório.

Segundo a normativa, os tipos de cadeirinhas para carro também podem variar de acordo com o peso da criança, os chamados “Grupos de massa”. Confira:

  • Grupo 0: do nascimento até 10 kg;
  • Grupo 0+: do nascimento até 13 kg;
  • Grupo 1: 0 a 18 kg;
  • Grupo 2: 0 a 25 kg
  • Grupo 3: 9 a 36 kg.

Você pode conferir o grupo de massa correspondente à cadeirinha, na embalagem do produto, ao comprar. Os valores variam de R$ 113 a R$ 1.088,00 dependendo das características e marca da cadeira. 

Muitos pais acreditam que com freadas mais bruscas ou colisão, o filho pode se machucar com o cinto de segurança, porém, o fisioterapeuta Rogério Antunes, esclarece que esse tipo de lesão não é comum e recomenda que as regras de tamanho e peso sejam seguidas, para que a segurança da criança seja garantida. “Em um acidente não podemos prever qual o tipo de lesão, por quê vai desde uma batida simples até um capotamento. Mas essas cadeiras trazem segurança, tanto para a criança, quando para os outros passageiros”, diz o fisioterapeuta. 

É importante se atentar a sempre comprar equipamentos certificados e devidamente identificados com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Confira um vídeo em que o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sergipe explica como utilizar a cadeirinha para carro, adequadamente:

 

Deixe um comentário