Um desafio postado nas redes sociais #BirdBoxChallenge (Desafio Caixa de Pássaros) sugere que as pessoas façam suas atividades rotineiras de olhos vendados. Cuidado! A Polícia Federal em Pernambuco divulgou nota, nesta quarta (2), fazendo uma recomendação para os adultos ficarem atentos.

Trecho da nota diz que “Os pais como sempre devem redobrar a atenção e estar atentos ao que os filhos estão fazendo ou sendo encorajados por terceiros para praticar tais desafios com o objetivo de evitar tragédias ou acidentes que coloquem em risco a vida de seus familiares, principalmente crianças.” A nota alerta ainda que “dependendo da situação quem incentiva ou induz tais práticas poderá ser responsabilizado por lesão corporal grave ou seguida de morte com penas que podem variar de 1 até 12 anos de reclusão.”

No mesmo dia a Netflix, o serviço de entretenimento por internet que lançou o filme no  dia 21 de dezembro, divulgou nota recomendando que as pessoas não realizem o tal desafio.

“Não acredito que preciso dizer isso, mas: POR FAVOR NÃO SE MACHUQUEM COM ESSE DESAFIO DO BIRD BOX. Não sabemos como isso começou e ficamos felizes com todo o amor, mas Menino e Menina têm apenas um pedido para 2019 e é que você não pare no hospital por causa de memes”.

O pai dos gêmeos Sofia e Fábio Neto, Fábio Menezes de Sá Filho,  já assistiu ao filme e diz que  “o acesso a essa informação inapropriada para determinada faixa etária deve sim ser controlada pelos responsáveis legais da criança ou do adolescente. É um alerta que deve ser feito sempre, porquanto estamos rodeados por uma sociedade de consumo e o Poder Econômico sabe o custo das consequências, sendo que isto pode ser a vida dos nossos filhos.” Fábio é  casado com Ana Carolina, professor e advogado.

Fábio Menezes de Sá Filho, professor, advogado, casado com Ana Carolina e pai dos gêmeos Sofia e Fábio Neto. Foto: Arquivo Pessoal. I Imagem cedida ao blog Pai de Verdade.

Na sinopse oficial do NetFlix, divulgada no dia 11 de dezembro, o texto detalha um pouco do filme: “Quando uma força misteriosa dizima a população mundial, há apenas uma certeza: se a vê, você tira sua própria vida. Diante do desconhecido, Malorie encontra amor, esperança e um novo começo apenas para vê-lo esvair-se. Agora, ela deve fugir com seus dois filhos por um rio traiçoeiro em direção ao único lugar que ainda resta como possível refúgio. Mas para sobreviver, eles terão que fazer a perigosa jornada de dois dias com os olhos vendados.”

Segundo o serviço de streaming, o conteúdo é uma das maiores audiências nos primeiros sete dias de lançamento. O filme já foi visto por mais de 45 milhões de usuários e um deles pode ser seu filho (a) ou de alguém de sua rede de contatos.

Assista ao trailer

Veja alguns exemplos que jamais devem ser reproduzidos. Este conteúdo está postado a título de informação para evitar quaisquer acidentes.