A iniciativa, realizada pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro), tem como propósito sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, principal arma de combate à doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantil é a primeira causa de morte (8% do total), no Brasil, por doença entre crianças e adolescentes, de 1 a 19 anos.

Podem participar da corrida, pessoas que tenham apreço pelas práticas esportivas, em especial, as corridas de ruas, e sejam capazes de influenciar as crianças (filhos, netos, sobrinhos, irmãos e amigos). “Nossa intenção é que o adulto leve a criança para correr considerando a proposta lúdica e educativa da ação, em especial, o estímulo à solidariedade com o próximo”, destaca a presidente do GAC-PE, Vera Morais.

O evento também está aberto a todas as pessoas envolvidas com à causa do câncer, de uma forma geral, que apóiam e incentivam iniciativas de combate, prevenção e em benefício do movimento. Além de ex-pacientes portadores de câncer, que superaram a doença e o estigma oriundos da mesma. O percurso da corrida para as crianças (6 a 12 anos) é 300 metros.

As inscrições para a 6ª edição da Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil podem ser feitas até o dia 30 de novembro, na sede do GAC-PE, na rua Arnóbio Marquês, 310, em Santo Amaro, e através dos sites www.corre10.com.br e www.ingressoprime.com.br. O valor de inscrição custa R$ 25,00 e inclui um kit atleta, composto por camisa, mochila, número de peito e produtos promocionais.

GAC-PE – Criado em 1997, o GAC-PE assiste, por dia, uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Todos realizam tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Além das ações com foco na assistência social, desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento.

Todas as ações do GAC-PE são realizadas a partir do trabalho de dezenas de voluntários, de parcerias e do investimento das doações permanentes feitas à instituição. As contribuições podem ser financeiras ou em forma de produtos e serviços. A instituição arrecada recursos através da promoção de eventos, da venda de seus produtos institucionais e da revenda de roupas e equipamentos doados que são comercializados em bazares. Os interessados em contribuir podem realizar doações pelo site www.gac.org.br. Outras informações pelos telefones (81) 3423.7633, 3423.7636, 3423.7833, ou no perfil da instituição no Facebook (@GACPernambuco).

com informações da assessoria de imprensa.