No clima das festas juninas ocorre a exposição “Ser Tão São João”, em homenagem ao período junino, em cartaz no Shopping Tacaruna até 28 de junho, no corredor do segundo pavimento do mall, próximo à Praça de Eventos. A mostra, gratuita, funciona durante o horário de funcionamento do Tacaruna. Mesmo com as celebrações, uma das mais representativas da cultura nordestina, canceladas pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia da covid-19, o sentimento está vivo nas pessoas e diante disso a ideia.
“A exposição nasceu da saudade que temos do São João, mas entendendo que ele faz parte da gente. Mesmo não acontecendo da meneira que gostaríamos a celebração está em nós. Nossas raízes, nossas culturas. E ao passar pelo local você se sente parte disso”, explica a idealizada do projeto, a produtora cultural e jornalista Cláudia Bettini.
“Passando na exposição pronta, já ouvi pessoas de todas as idades relatando que se sentiram arrepiadas, emocionadas e registrando um foto porque se sentem pertencentes”, finaliza Bettini que deixa evidente seu orgulho de ser nordestina.
Ver essa foto no Instagram
A exposição conta com textos escritos pela cordelista e contadora de histórias Mariane Bigio (foto acima). O cordel é um gênero literário originário do Nordeste e Norte do país, mas que hoje é oficialmente patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Com orientação de Cláudia Bettini, o cenário foi concebido pela LocDecore, empresa especialista em cenografia de eventos. No local, o público poderá conferir uma linda cenografia, ilustrada por xilogravuras e curiosidades sobre os festejos juninos em formato de cordel. “O objetivo é a valorização da cultura nordestina que preza pelas tradições juninas através da apresentação de temas típicos na linguagem de cordel”, ressalta a gerente de marketing do Tacaruna, Yolanda Celeste.
O cenário inspirado nas xilogravuras traz várias referências de símbolos e raízes presentes nas festas juninas: a igrejinha, que remete ao sagrado e aos três santos celebrados (Santo Antônio, São João e São Pedro); os noivinhos, que lembram as quadrilhas e as simpatias ao santo casamenteiro; a fogueira, que protege contra os maus espíritos e reverencia os santos em seus dias; e o sertanejo em sua paisagem que faz honras à nossas origens, à natureza e sua poesia. Do chão rachado ao céu estrelado, tudo lembra as músicas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Serviço:
Exposição “Ser Tão São João”, em cartaz no Shopping Tacaruna
De 08 a 28 de junho, durante o horário de funcionamento do mall
Acesso gratuito
Clique aqui e receba as últimas atualizações sobre o mundo da paternidade direto no seu celular