Acostumar-se com a rotina de férias, com horários flexíveis, é muito mais fácil do que iniciar uma rotina mais rígida com atividades todos os dias. Por isso, especialistas destacam a importância de se retomar a rotina de escola antes mesmo da volta às aulas.

Leia também

10 dicas para facilitar adaptação da criança na escola

A pedagoga Janaína Paixão, responsável pela Escola Integrar, listou 6 dicas para fazermos do retorno à sala de aula um processo com menos danos ao desempenho escolar nos primeiros dias.

Janaína defende que as crianças precisam ser ouvidas sobre a readequação de horários como forma de ela entender melhor as regras da casa. A especialista reconhece que a flexibilização é inevitável, mas ressalta a importância de manter os horários e a qualidade da alimentação.

Outro ponto que se destaca é a importância dos pais reforçarem para as crianças a volta às aulas como um momento positivo. “Os pais devem trazer a conversa para algo bom, que é voltar às aulas, e não mostrar como se fosse algo negativo. A criança deve acompanhar o calendário junto com os pais nos últimos dias para entender quando deve voltar à rotina da escola e atividades extracurriculares e também regular melhor o horário do sono”, afirma.

“Além disso, os pais podem sentar junto com as crianças para organizar os pertences para a volta das aulas. Será um momento em família que vai gerar uma sensação positiva na criança. Ela deve se sentir estimulada para voltar aos estudos”, conclui Janaína Paixão.

Agora vamos às dicas

✏️ Ainda dá tempo: programar atividades vai estabelecer uma rotina e evitar que as crianças passem o tempo todo na frente do computador, smartphone ou tablet.

✏️ Ouvir as crianças para o planejamento garante um senso de responsabilidade, além de fazer com que o pequeno entenda as características da sua família;

✏️ Realizar atividades que as crianças não costumam fazer é uma ótima saída para atrair a atenção. Além disso, é possível resgatar algo que os pais gostavam de fazer na infância;

✏️ Algumas coisas podem ser flexibilizadas, mas outras não, como a alimentação. É importante manter uma dieta saudável, com os horários certos para cada refeição e evitar que as crianças fiquem petiscando fora de hora;

✏️ Manter uma rotina para o horário do sono também é importante, principalmente quando a volta às aulas se aproxima para não prejudicar o desempenho dos pequenos nos primeiros dias de atividades escolares e extracurriculares;

✏️ Os pais devem tratar a volta às aulas como algo positivo para gerar uma sensação boa nas crianças e elas se sintam estimuladas para voltar aos estudos.