Uma roda de conversa destinada a pais será realizada na próxima terça (9), das 19h às 21h, com o objetivo de estimular o debate sobre a importância da paternidade na educação dos filhos. Os diversos arranjos familiares percebem a necessidade da participação paterna e como isso pode contribuir no equilíbrio de funções, garantindo bem-estar para a criança e divisão de atividades em casa.

A roda de conversa ocorrerá, no Novo Quintal, localizado na Rua Joaquim Carneiro da Silva, 156, no bairro do Pina, zona sul do Recife. As inscrições, com vagas limitadas, devem ser feitas ligando para o o número (81)3031.6212 / WhatsApp (81) 99993.5519. O investimento é de R$ 30.

Dia dos pais lembrado com roda de conversa, brincadeira e música

O homem executa sua função estando casado, divorciado, solteiro, namorando e com quem esteja se relacionando, e é sobre isso que os envolvidos pretendem debater o tema “A paternidade nas diversas conjunturas familiares”. O bate-papo destinado aos pais e suas percepções do cotidiano vai ter a mediação dos editores do blog Pai de Verdade, os jornalistas Fernando Alvarenga (@paideverdade) e Geraldo Lélis (@sosendopai). No nossos perfis é possível concorrer a um par de convites.

Somando a essa conversa, eles recebem o publicitário Rapahel Pinteiro, criador da comunidade @paitododia e que tem um grupo de whatsapp com foco na discussão e acolhimento da temática paterna. “A página surgiu após o nascimento do meu filho e ao perceber uma sobrecarga a minha esposa cuidar também de mim, dos meus medos e confiltos. Quando me vi sem espaço para desabafar então decidi falar para todo mundo e a página me conectou a outros pais. Hoje observo o movimento como uma comunidade”, explica Pinteiro.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Raphael Pinteiro (@paitododia) em

Para orientar questões psicológicas, a gestalt-terapeuta individual e de sistemas íntimos (casais e famílias), Chayenne Camaroti, também participa do momento. “Oferecer rodas de conversa sobre paternidade é contribuir com a desconstrução de modos de relacionamentos estagnados e que não atendem mais às necessidades das famílias atuais. A medida que exploramos essas discussões sobre paternidade e igualdade de gênero, procuramos convidar papais para experimentar a responsabilidade da dimensão paterna na vida da filha e/ou do filho e ocupar um lugar que, noutro recorte de tempo-espaço não era entendido como função deles, mas sim, por excelência, das mães”.

Chayenne Camaroti diz ainda que “compartilhar experiências permite afetar e ser afetado, de modo que possamos nos identificar e fortalecer, como também, repensar e mudar. Dialogar sobre isso é explorar ideias, dar visibilidade à proposta, encorpar o time e, com isso, promover mais saúde para as famílias”.

Blog Pai de Verdade – Criado em 2016, o Blog Pai de Verdade, vem tomando corpo de negócio de impacto social. Através do site e das redes sociais, os jornalistas Fernando Alvarenga @paideverdade e Geraldo Lélis @sosendopai espalham conteúdo sobre a importância da participação paterna no desenvolvimento da criança e seus resultados na vida pessoal dos próprios pais e também das mães, além, claro, dos pequenos.

Fernando Alvarenga (@paideverdade) e Geraldo Lélis (@sosendopai). Crédito: Andréa Leal.

Trata-se de uma rede de pais e mães conectados dispostos a debater e aumentar a cultura de uma parentalidade mais igualitária, em que a figura paterna esteja mais inserida no dia a dia dos filhos e que a figura materna seja cada vez menos sufocada pelas responsabilidades.

Além do conteúdo online, a atuação chega agora a encontros presenciais para conversar olhando no olho das famílias e compartilhar dificuldades e acertos ocorridos no cotidiano. São realizadas rodas de conversas exclusivas entre pais – nos quais há troca experiências e conselhos – e momentos com a presença das mães e das crianças – em que são trabalhadas questões rotineiras –, tudo permeado por um clima descontraído, tirando a atenção de problemas, como trabalho, trânsito, entre outros. Isso além de palestras, que são realizadas em escolas, empresas, etc.

Com esse foco, o projeto Pai de Verdade está na Incubação do Porto Social, onde recebe mentorias e treinamentos para poder expandir cada vez mais seu alcance, formando uma rede também cada vez maior.