Acabaram as férias e com elas a rotina de brincadeiras, farrinhas e dormidas a até mais tarde. As escolas particulares do Recife retomaram as aulas ao longo desta semana. As escolas municipais já haviam acabado com as férias. Esse momento às vezes gera alguns desconfortos, porque a criança muda de rotina e, de um dia para o outro, não tem mais a agenda livre para brincar.

O Pai de Verdade conversou com Evelise Varjal, coordenadora pedagógica do Colégio Damas, na Zona Norte do Recife, que deu algumas dicas. “Os pais devem conversar com as crianças, sempre lembrando que as aulas vão começar e que vai ser preciso acordar mais cedo, estudar, e assim ir colocando na cabeça do filho que as coisas vão mudar um pouco”, afirma.

“Na escola, nós também fazemos nossa parte nessa transição. Executamos atividades mais lúdicas, por exemplo, para ir mudando a rotina aos poucos”, acrescenta Evelise.

Ainda segundo Evelise, essa confusão acontece com mais frequência na cabeça dos estudantes mais novos, como os da Educação Infantil. “Sempre tem alguns que chegam no primeiro dia de aula um pouco contrariados, mas logo que veem os coleguinhas se integram mais rapidamente”, comenta.

Uma coisa que também pode ser feita na conversa dos pais é escolher o material escolar e arrumar a mochila junto com os filhos.