Nos ensaios em família alguns pais ainda ficam tímidos para interagir nas fotos, mas parece que este cenário está mudando. Numa pesquisa rápida, 10 fotógrafos responderam a algumas perguntas do blog Pai de Verdade. Dos entrevistados, 25% responderam que os pais participam quando a esposa pede. Se os pais mantêm um relacionamento, todos os entrevistados disseram notam as mães ficam mais felizes com a presença paterna.

Mas os fotógrafos notam também que a presença dos pais nos ensaios está aumentando. 50% disseram que a cada ano cresce essa interação da figura masculina no ensaio. 33,3% ainda nota pouca interação e 16,7% percebe total interação do pai.

Segundo os entrevistados, 83,3% disseram que os pais que geralmente participam tem idades entre 30 e 35 anos e 16,7% têm idade entre 24 e 29 anos. Os ensaios de gestantes são os mais solicitados 66,7% enquanto os de família são 33,3%.

Os pais preferam participar mais dos ensaios com as crianças no colo é o que afirma pelo menos 50% dos fotógrafos consultados. Já os 16,7% ainda quando estão grávidos. Os 33,3% disseram que é indiferente essa situação de preferir. Tem ensaios de todos os tipos. No estúdio, na praia, no parque de diversões (como foi o meu e de Joana esperando por Valentina), no campo e de tudo que imaginar.

Passeando nas redes sociais descobri o fotógrafo gaúcho, Joatan Fernandes, que nos explica sobre o motivo de propor aos casais ficarem ao natural em suas cenas em ensaios menos convencionais. ‘Procurei fazer com que as imagens tocassem as pessoas e que mostrasse a verdadeira natureza da gravidez, um gesto e uma forma linda de amor’. Ele diz ainda que ‘os ensaios foram todos externos para que não deixasse o ensaio apelativo, mas sim algo bonito e delicado de se ver. E que os papais tivesse as mais lindas sensações ao verem cada registro’, finaliza Fernandes.