Começa nesta segunda (6) a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo para crianças com idade entre 1 e 5 anos. A primeira doença não se tem registro no Brasil desde 1990. Já a segunda tem o vírus circulando em alguns lugares do País e cinco casos suspeitos em Pernambuco.

É importante levarmos nossos pequenos para algum posto de saúde da rede pública até o próximo dia 31, mesmo com a poliomielite sem incidência e principalmente com o sarampo querendo se restabelecer por aqui, já que conta com mais de mil casos em todo o Brasil.

Serão mais de 36 mil postos em todo o País para vacinar 95% das 11,2 milhões de crianças. Na vacinação para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP (intramuscular). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a VOP (a famosa gotinha).

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são ofertadas nos postos. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o País.

O dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, 18 de agosto. Em Pernambuco, mais de 500 mil crianças formam o público-alvo, e mais de 1,3 milhão de vacinas serão distribuídas.