Começa nesta terça-feira (9) e vai até o domingo (14) a feira Gestante Brasil. Vai acontecer no piso L3 do Shopping RioMar e vai contar com varias palestras e oficinas com profissionais, além de diversos expositores com novidades sobre quartos de bebês e crianças, enxovais personalizados, acessórios e itens de decoração, roupas exclusivas para gestantes e para os bebês.

Leia também

Bita comanda as brincadeiras e posa para fotos no Shopping Tacaruna

O espaço contará com um auditório que terá encontros sobre temas, como saúde, nutrição, comportamento e educação. A programação também inclui o lançamento do livro infantil Naná, a gotinha de chuva, da escritora, cordelista, pedagoga e contadora de histórias, Ângela Paiva, e narra a trajetória de uma gotinha de chuva que sonhava em descer à terra e todas as plantinhas molhar.

A feira ainda terá momentos para a família, com palestras, workshops e apresentações da Cia Caixinha de Música, do Mágico Rodrigo Lima e o espetáculo Jardim da Flor, com a contadora de histórias Joanah Flor.

Gestante Brasil – Feira da Gestante e da Criança
Local: Piso L3 do RioMar Recife – Av. República do Líbano, 251, Pina
Data: 09 a 14 de outubro (terça a domingo)
Horários: terça a sábado, das 9h às 21h, e no domingo, das 12h às 21h
Entrada gratuita

Confira a programação

09 de outubro
16h – O ator e empresário André Britto fala sobre a dimensão da presença paterna na criação dos filhos, mas pela perspectiva do próprio pai. André explora o tema e fala sobre reconhecimento e gratidão e promete provocar os papais, para que eles se permitam e também “corram nessa maratona que é criar os filhos”.

18h – A doutora do sono Juliana Godoy fala sobre como melhorar o sono dos bebês. Dialogando com os pais, Juliana aborda a importância de se estabelecer uma rotina e como os sentimentos dos pais, como a insegurança por exemplo, pode afetar o sono dos pequenos.

19h – A cardiologista Sandra Mattos, diretora da Unidade de Cardiologia Materno Fetal (UCMF) no Hospital Português aborda os cuidados com os corações da mãe e do bebê durante o período da gestação. Durante a palestra, ela esclarece algumas das causas mais comuns das cardiopatias nas mães e nos bebês. Além disso, ela fala sobre as maneiras de prevenir tais doenças e como monitorar o desenvolvimento do órgão.

10 de outubro
14h – Marcelly Carvalho fala sobre o status da profissão de parteira nos dias atuais. Além disso, ela explica que durante toda a gestação e no parto seu trabalho vai ao encontro das emoções para entender os bloqueios, os obstáculos e tudo o que ocorre no corpo da mulher a partir das transformações que uma criança provoca.

16h – A fisioterapeuta obstétrica e doula Andrea Palmeira, da clínica Movida, fala sobre o períneo. É a região de músculos que sustenta todos os órgãos pélvicos. Muito exigido durante a gravidez, e o protagonista no parto, já que o bebê passa através dele para nascer. O momento conta com demonstrações e dicas de como fortalecer a musculatura antes e depois do parto.

17h – A psicóloga e instrutora de yoga Auxiliadora Portela apresenta os fundamentos da yoga e explica os benefícios dessa prática durante a gestação. O encontro conta ainda com um momento onde as futuras mamães podem sentir na pele alguns desses benefícios com a proposição de algumas poses e meditação guiada.

11 de outubro
15h – A nutricionista Larissa Branco fala sobre as maneiras como o comportamento dos pais influencia na alimentação das crianças. A palestra aborda as falhas mais cometidas no momento da refeição e como conduzir essa relação entre a criança e a comida da melhor forma possível.

17h – Para auxiliar na rotina do dia-a-dia, muitas mamães recorrem ao sling, técnica que utiliza tecidos para “amarrar” o bebê na mãe. Mas quais os tipos de carregadores mais adequados e como fazer a amarração corretamente? Essas e outras questões serão respondidas durante o bate-papo com a empresária Alê Macena que ao compartilhar sua experiência ainda aborda os benefícios dessa prática.

19h – Acontece o Desfile de Gestantes, onde as futuras mamães mostram toda sua beleza e renovam suas autoestimas.

12 de outubro
14h – Lançamento do livro Naná, a gotinha de chuva. Escrito pela cordelista e pedagoga Angela Paiva, o livro incentiva as crianças a cuidarem e preservarem o meio ambiente por meio da trajetória da gotinha de chuva Naná, que sonhava em chegar à Terra e molhar todas as plantinhas. O valor arrecadado com as vendas dos primeiros 50 exemplares servirá para o apoio das despesas de João Bernardo, de 11 meses que é portador de Atrofia Muscular Espinhal tipo 1 (AME 1). Para contribuir a abrilhantar o momento, acontece a apresentação do grupo de Maractu Tambores Dumundo.

15h – A contadora de histórias e cantora Joanah Flor traz o espetáculo Jardim da Flor que promete divertir e encantar toda a família.

19h – Desfile kids, momento que os pequenos vão encantar o público.

13 de outubro
10h – “Carinho que vem no pano”. Experimente e aprenda a usar os diferentes tipos de sling para cada tamanho de bebê. A empresária Alê Macena comanda o bate-papo que promove muitas trocas de experiências.

11h – A palestra com a fonoaudióloga e psicopedagoga Rosalba Karla Araújo traz o tema Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia e Transtorno do Espectro Austista (TEA). Rosalba fala sobre como é feita a construção desses diagnósticos e quais sinais e sintomas observar nos pequenos, especialmente durante a idade escolar.

14h / 18h – O Encontro de Gestantes reúne diversos profissionais que vão tirar as dúvidas das mamães em diversos aspectos. A cardiologista Sandra Mattos fala sobre os cuidados com o coração de mamãe e bebê; o obstetra, Thiago Saraiva fala sobre parto humanizado; o pediatra Reginaldo Freire fala sobre os cuidados com o bebê nos primeiros momentos de vida; Malu Moraes esclarece o papel da doula; e Alê Macena fala tudo sobre o sling.

15h – A turminha dos Super-Heróis promete agitar o palco principal de eventos convidando a garotada para uma baladinha de Cosplay Kids.

19h – O Desfile Família vem para demonstrar o amor e fortalecer a união e afetividade entre todas as famílias

14 de outubro
14h – A doula e educadora perinatal Malu Moraes aborda na palestra a atuação da doula no processo do parto humanizado. Buscando desmistificar o papel desta profissional, são discutidas questões como: O que é de fato um parto humanizado? Quando começa e até onde vai o trabalho da doula?

15h (palco) – O Mágico Rodrigo Lima traz um espetáculo que promete arrancar muitas risadas de toda a família.

15h (auditório) – Como estimular os bebês sem apelar para a tecnologia? Essa é uma dúvida muito recorrente entre as mamães e os papais. A terapeuta ocupacional Amanda Almeida e a fonoaudióloga Jeyse Bernardes vão comandar um encontro com dicas para que a família possa, em casa, contribuir para o desenvolvimento motor, sensorial e comunicativo do bebê enquanto brincam.

16h – A palestra do cantor e compositor Ruli Ribeiro traz o mote “A música da sua vida – Eternizando histórias através das canções”. Com seu projeto que iniciou como hobby e passou a ser seu trabalho, ele conta histórias de pessoas e famílias em canções totalmente personalizadas para acompanhá-las em todos os momentos.

17h (auditório) – O obstetra Thiago Saraiva tira todas as dúvidas sobre puerpério, período de recuperação da mulher após o parto.

17h (palco) – O escritor Sidney Nicéas promove um workshop para estimular a criatividade dos pais e filhos “Pequenas Mentes, Mundos Infinitos” vem com objetivo de fortalecer os vínculos e a afetividade entre os familiares.

19h – A contadora de histórias Carol Levy traz à tona a importância de contar histórias para as crianças. Carol explana sobre os benefícios deste “pequeno” momento entre pais e filhos no desenvolvimento das crianças.

Todos os dias
Will Robison – é coreógrafo, recreador e professor de dança. Fundador do Animatronicz, além de apresentar as atrações para a garotada, Will vai animar a garotada durante os intervalos entre as atrações principais com muitas brincadeiras, dinâmicas e coreografias que prometem divertir e até facilitar a vida das gravidinhas na hora do parto.

DJ Wesley – promete agitar a garotada com uma playlist especial no palco de eventos. Vai fazer todo mundo tirar o pé do chão durante a baladinha kids nos finais de tarde durante os dias do evento.

Cia Caixinha de Música – As histórias cantadas e brincadeiras da Companhia Caixinha de Música procuram envolver toda a família para fortalecer os vínculos e afetividade, além de provocar para inclusão social e relação de amizade entre as crianças.