Julho está sendo bem intenso, tão intenso que não conseguimos acompanhar por aqui todas as novidades. Férias, desfralde e cama nova… É muita coisa de uma vez só para uma criança linda e esse pai aprendiz aqui. Mas como aqui em casa somos uma equipe, junto com a mamãe, estamos conseguindo fazer as coisas acontecerem.

Vamos começar falando das férias. Elas estão sendo bem intensas. Começaram com uma gripe, mas ela já foi embora e agora é só curtição.

Leia também:

Movimente a turma toda nas férias

Palhaços Patati e Patatá se apresentam em Pernambuco

Logo no primeiro dia, fizemos um passeio na Fazendinha do Plaza. Clarice adorou ter contato com os bichinhos que ela só vê nos livros e desenhos animados. Não dá para descrever a empolgação dela ao ver de perto a galinha, o pato, o pavão, coelho, porquinho (esse foi sensacional, e claro que ela chamou logo de Peppa), bode, vaca e os cavalinhos.

Os brinquedos completaram a alegria dela, e, de todos, o que mais gostou foi a pescaria. Tanto que não queria pegar o brinde, queria continuar pescando e deu um “mini show” digno de novela quando a gente disse que a pescaria tinha acabado.

Depois teve show da Galinha Pintadinha e do Bob Zoom no Teatro do Shopping RioMar (vai ter ainda o Sítio do Picapau Amarelo). A cada espetáculo, a mesma carinha: um misto de surpresa com um pouco de dúvida e espanto. “Como essas pessoas estavam na minha televisão e agora estão aqui na minha frente?” Temos a impressão de que essa pergunta ronda a cabecinha dela durante as apresentações.

De uma Clarice quieta e que, no máximo, deu um “tchau” para a Galinha Pintadinha, passamos para uma Clarice que saiu do colo da mamãe para pular igual uma pipoquinha e se balançar contando junto com a Mariana até 10, no show do Bob Zoom. Que Clarice nós teremos no próximo espetáculo?

Também tivemos nossa primeira experiência com uma colônia de férias. Eu digo que tivemos porque acompanhamos de perto o entrosamento e as atividades de Clarice no Novo Quintal, local escolhido para passar algumas tardes durante as férias.

Lá está sendo bacana, porque Clarice tem a oportunidade de lidar com outras crianças sem a intervenção de um adulto, devido à filosofia da casa, que é o brincar livre. Ela tanto tem a liberdade de escolher a brincadeira que quer seguir, permitindo que ela desenvolva a criatividade, como tem a possibilidade de interagir com outras crianças, negociando a brincadeira e o brinquedo que cada uma vai usar. Isso deve trazer uma evolução pra ela na hora de dividir (ou não) os brinquedos.

Outro passeio bem divertido e barato é uma tarde na praia. Se for dia de domingo é melhor ainda, porque a Avenida Boa Viagem tem um trecho fechado para o lazer, na altura do Segundo Jardim, e a pista é tomada por crianças e adultos em busca de diversão. Dá para levar patins, bicicleta, skate. Alguns comerciantes instalam brinquedos no local e por alguns trocados é possível brincar no pula-pula inflável, dar uma volta naquelas motos elétricas em formato de bichinhos ou pedalar em um quadriciclo.

Além disso, tem os parquinhos do calçadão e a areia da praia, que é um convite irrecusável para qualquer criança. Passar alguns minutos brincando à beira do mar e correr para molhar os pés na água deixam os pequenos radiantes, além de bem cansados ao fim do dia, o que é um brinde para os papais, que não vão ter muito trabalho para convencê-los a dormir à noite. E se forem de tardezinha, entre as 16h30 e 17h, ainda dá para tirar uma fotos lindas com a família, já que a luz do entardecer deixa os registros com cara de profissional.

E essas foram algumas de nossas experiências de férias com Clarice até aqui. Ainda faltam duas semanas para as aulas voltarem e ainda temos muitas possibilidades de passeios. Assim que tivermos mais novidade, a dividiremos aqui com vocês.