Fazer com que as pessoas e especialmente nossas crianças valorizem o meio ambiente, defendam o verde, entendam e aproveitem os benefícios da integração com a natureza é a proposta da Oficina de Terrários, que a organização sem fins lucrativos Luz Natural em parceria com o estúdio Andréa Leal Fotografia e a empresa Terrários Recife vão oferecer, de forma gratuita, no Econúcleo Jaqueira, das 9h às 12h deste sábado, 09 de fevereiro.

Serão disponibilizadas 15 vagas, e as inscrições – gratuitas – serão realizadas pouco antes da oficina, no próprio Econúcleo. O evento é para todas as idades e tem proposta de contato com o verde, que proporciona uma nova perspectiva de qualidade de vida, com o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, perseguida hoje pela humanidade.

Conteúdo

Ministrada por Victor Polesky e Tiago Cavalcanti, da Terrários Recife, a oficina vai mostrar a história, a evolução e os tipos de terrários, ensinar na prática os participantes a produzirem seu próprio terrário e a conhecerem mais sobre essas harmoniosas criações que carregam sentimentos, lembranças e essência viva em compartimentos singulares e que estão ganhando espaços cada vez maiores e se tornando mais próximas dos brasileiros.

A oficina vai trazer também as possibilidades de personalizar os terrários, com a inclusão de objetos pessoais e de adicionar a técnica da água artificial, que dão ainda mais naturalidade aos ambientes, detalhes que os tornam únicos e exclusivos. Na proposta de “faça você mesmo”, a atividade vai proporcionar novas experiências para as pessoas, mostrando outros conceitos associados à natureza e as diversidades de plantas que podem ser usadas no processo de criação (como cactos, pequenos musgos, fitônias, suculentas, entre outras).

Essas oficinas serão realizadas em várias outras oportunidades, sempre com apoio de um influenciador digital parceiro e em locais diferentes, como a Livraria da Praça de Casa Forte, que já abriu espaço para o evento no mês de março. As próximas oficinas serão pagas e a verba será revertida para o Instituto Luz Natural, que irá repassar, por ano, a duas instituições.

A primeira ONG a ser beneficiada será o Círculo do Coração, que este ano completa 25 anos cuidando de crianças carentes cardiopatas e suas famílias.

Solidariedade

A outra parte do projeto são os Terrários Solidários, que também terão sua renda revertida para o instituto e repassadas para as instituições. Pessoas físicas e também empresas poderão adquirir caixas com o kit para produção do terrário com a temática do Pequeno Príncipe. Contendo a frase “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, de Antoine de Saint-Exupéry, o kit traz o vidro do terrário, a planta, uma colher, areia, cascalho, pedras, uma miniatura do Pequeno Príncipe e um manual de instruções. Tudo para curtir montando em casa, no estilo Faça Você Mesmo, dando a sua cara.

Tudo focado na corrente de pensamento intitulada biofilia e que traz novo aspecto fundamental à vida moderna, relacionado a um estilo de vida natural, em que a natureza e o verde se tornam essenciais e um elemento forte na ambientação, na decoração e no convívio das pessoas.

O kit será vendido na web e por meio da venda corporativa. Um mimo especial, que com certeza fará tanto sucesso quanto o nosso e que agrega um valor social importante.

O lançamento desta fase do projeto será realizado no dia 19 de março.