Cuidar de criança não é fácil. A gente fala disso direto aqui. Mas a gente fala também que é divertido à beça acompanhar o crescimento desses pequenos, principalmente quando se deixa de lado um pouco as preocupações do dia a dia e mergulha nas brincadeiras. E é disso que fala o livro que eu indico agora. 101 Coisas Para Fazer com as Crianças Antes que Elas Cresçam, de autoria de Roberta Faria, reforça o que todo mundo sabe, mas que faz questão de esquecer: as coisas mais marcantes na infância das crianças não dependem de dinheiro nem de planos mirabolantes.

LEIA TAMBÉM:

Livro infantil trata cidadania e direitos humanos

Livro estimula a Neuroaprendizagem em crianças

Como em tudo na vida, os episódios que acontecem com naturalidade são os que mais perduram na nossa memória. E o livro vem pra dar uma refrescada na nossa cabeça para que façamos brincadeiras e outras coisas bacanas com as crianças que mais amamos antes que elas virem adolescentes e não dê tanta importância assim.

Eu mesmo já fiz algumas das dicas da autora, outras vou providenciar o quanto antes, e outras realmente vou ter que esperar Clarice ter um pouco mais de idade para entender o propósito. Entre as dicas, estão atividades em dupla, entre o pai/mãe/tia/tio/adulto e a criança, ou em grupo com mais crianças e/ou mais adultos.

Um dia de verão brincando juntos na praia; plantar uma horta; enfeitar bicicleta e pedalar juntos pela cidade; criar um código secreto para se comunicar em momentos estratégicos; marcar na agenda para todos os anos tirar uma foto no mesmo dia, no mesmo lugar, na mesma pose; andar pela rua fantasiados, para que as crianças pensem que podem ser o quiserem; escrever cartas para o seu ‘eu’ do futuro e guardar para ler daqui a vinte anos…

Como as atividades são realmente simples, dá muito bem para a gente completar as 101 e ainda dá pra pensar em outras. O importante é curtamos a passagem da infância de nossas crianças, e não vejamos os anos passarem, para depois não dizermos “nossa! Fulano já cresceu”.

Outra coisa bacana desse livro é que ele é baratinho (R$ 6,50) e toda a sua renda é destinada ao Instituto Ayrton Senna. O material é de 2017 e pode ser encontrado nas lojas PB Kids, espalhadas em 16 estados brasileiros. No Recife, encontramos a loja nos shoppings Recife, RioMar, Tacaruna e Plaza Casa Forte.