Curtir a folia sabendo cuidar da saúde e do meio ambiente precisa ser ensinado desde cedo. E é exatamente este o objetivo do carnaval infantil que o Econúcleo do Parque da Jaqueira e a Unidade de Cardiologia Materno Fetal (UCMF) promovem, nesta quinta-feira (28). A programação gratuita e aberta ao público será realizada durante todo o dia, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

A folia vai contar com orientação médica aos pais para um carnaval saudável para as crianças, com aferição de pressão arterial, músicas educativas, aulão de alongamento e de frevo, pocket show apontando as dicas para proteger o meio ambiente, desfile de bloco, oficina e desfile de maquiagem biodegradável e adereços com material reciclável.

A ação também faz parte da programação festiva da Célula C, que este ano completa 25 anos. O projeto integrado contempla os braços da assistência médica em saúde privada, pública e filantrópica focado no atendimento médico em cardiologia materno fetal e infantil com excelência, cuidado, afetividade e compromisso ético e humano com a vida.

Até o dia 21 de dezembro, a cada mês, uma atividade fará alusão à data. O bloco Tum Tá na Folia é realizado pelos integrantes da holding Unidade de Cardiologia Materno Fetal, ONG Círculo do Coração e pelo Centro de Estudos Caduceus.

O boneco mascote da ONG transformou-se em estandarte para animar a festa que vai anunciar também a venda de um kit contendo camisa e squeeze, cuja renda será revertida para a reforma da Casa do Coração, espaço dedicado a atender crianças cardiopatas carentes e suas famílias e para a formação de profissionais de saúde.

Confira a programação completa

Manhã (das 10h às 12h):
– Acolhida com equipe médica da UCMF ensinando como brincar um carnaval saudável, com a participação do Dr Natureza e da minhoca Maricota;
– Aferição da pressão arterial pra checar se o coração está pronto pra encarar a folia;
– Aulão de alongamento com a equipe da Academia Hora do Recreio para se preparar para a folia;
– Aula de frevo com a equipe do Econúcleo do Parque da Jaqueira;
– Desfile do bloco Tum Tá na Folia pela trilha do Econúcleo da Jaqueira, ao som de frevos educativos.

Tarde (das 14h às 17h):
– Oficina de maquiagem biodegradável e adereços carnavalescos feitos com material reciclável;
– Pocket show do grupo Mangue e Tal, formado pelos arte educadores do Econúcleo Jaqueira com o tema da campanha de carnaval sustentável da Secretaria de Meio Ambiente “Capibaribe, quem ama não polui”;
– Desfile dos adereços carnavalescos criados na oficina.