Como sempre costumamos ouvir as crianças são como uma folha em branco, mas nos dias atuais percebo como um pen drive vazio em que a educação faz com que elas registrem tudo ao redor. Por minha experiência como pai (ao pé da letra) desde setembro de 2015 é fácil notar o quanto é importante o estímulo das crianças em todos os sentidos. A foto desta matéria é um registro de nossas férias na Argentina neste ano (2017). No Museo De Los Ninos interagimos demais. Notamos que sempre que viajamos, ou fazemos passeios e em casa quando estimulamos, ela sempre desenvolve mais.

Esse post não tem pesquisa científica, mas tem depoimento de quem gosta demais de interagir com a filha Valentina e a esposa Joana. Costumamos fazer uma atividade que todos participam, dançar. Dançamos, cantamos, fazemos interações para que nossos laços estejam sempre bem atados enquanto família. É verdade que o essencial é invisível aos olhos. E isso já notamos que Valentina responde.

Certo dia ela depois de mamar, agarrou a mãe (abraçando) e agradeceu assim: <Bigada!>. Ela tem 1 ano e 8 meses. Ficamos sem acreditar o motivo dela agradecer porque a mãe estava disponível para dar de mamar a ela. Notamos que quando ela entrega algum brinquedo que pedimos, sempre agradecemos e lembramos o quanto é importante a interação olho no olho. O viver e dizer que estamos alí disponível para ela.

Sei também o quanto é cansativo ficar disponível para os filhos, tem hora que quero me entregar e coloco ela para assistir desenhos (os educativos), mas mamãe Joana está sempre alerta me pedindo para evitar o mundo eletrônico. Pediatras também não recomendam muito os eletrônicos antes dos dois anos e aqui vamos nos ajustando para fazer o melhor para Valentina.

E por falar em interagir, separei algumas músicas que fazem sucesso aqui em casa e outras que são boas para interagir dançando.

Mundo Bita – Ai, que vontade!

Turma do Balão Mágico – Bombom

Aline Barros – Homenzinho Torto

Show da Luna – Encaracolados

Isabella Taviani – Bicicleta

Chico Buarque e Os Trapalhões – Piruetas