Recife Coffee chega a terceira edição com bebidas exclusivas - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

Todo pai e mãe de verdade chegado numa cafeína sabe que precisa desse estímulo também para dar conta das demandas com os pimpolhos. Por isso vai a dica que neste domingo (29) tem uma prévia do que vai ser a terceira edição do Recife Coffee (RC). O evento será de 2 de maio até 3 de junho com a proposta de difundir a cultura dos cafés especiais em Pernambuco. Ao todo participam 35 cafeterias em Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Porto de Galinhas.

O aquecimento será no Café na Rua, ação de degustação gratuita de cafés expressos, filtrados e com leite, para todos que estiverem circulando pelo coração da capital pernambucana, no Recife Antigo. Como maluco por cafés (mas numa fase iniciante de conhecedor de sabores) podemos realmente comemorar. Se você é um #paideverdade ou #maedverdade pode convidar para conversar sobre família e tomarmos um café. Que tal?

 

Aquecidos os motores, nada melhor do que curtir o Festival ao lado do inverno antecipado, que tomou conta do Estado. “É um bom motivo para o público enxergar o bom e velho cafezinho de uma forma diferente”, pontua Natália Valença, uma das coordenadoras do RC 2018. “O café é como uma ‘pedra preciosa’ que pode surpreender muita gente, se for devidamente lapidada. Atualmente, quando falamos de café, duas maneiras de consumo são as mais recorrentes: a tradicional – herdada dos nossos pais e avós, que não dispensam um bom coador – , e a das cafeteiras, cada vez mais sofisticadas, que conquistaram a geração mais nova. Entre essas duas facetas, há um caminho mais rico e repleto de nuances que só as cafeterias autorais oferecem. Estes espaços são muito mais que locais para simplesmente tomar café e fazer uma refeição. Neles se conhece uma imensa variedade de grãos e técnicas de extração, que produzem bebidas únicas, trazendo uma experiência diferente ao paladar. Depois de experimentar um café especial, ninguém mais olha para a xícara da mesma forma”, explica.

Desmistificando a cafeteria

E é justamente essa missão que as casas participantes do Recife Coffee 2018 tomaram para si. O circuito de cafés especiais oferece um item especial no cardápio dos estabelecimentos, chamado de “Sugestão do Barista”. Com o preço fixo em R$ 24,90, o público terá à sua disposição um café especial acompanhado de um salgado e um doce, desenvolvidos e harmonizados para a ocasião. “Esta é uma forma de desmistificar um pouco a aura que gira em torno das cafeterias”, explica Roberta Araújo, que forma a dupla de coordenadoras do evento com Natália Valença. “Esse tipo de estabelecimento geralmente é associado a uma imagem mais cult e sofisticada, pelo cuidado e excelência empregados nas receitas e no serviço. Mas o senso comum esquece que esta experiência é acessível, e as pessoas precisam deixar a timidez de lado e conhecer as casas maravilhosas que temos no estado”, acrescenta.

Colocando a experiência como diferencial, os 35 estabelecimentos participantes do Recife Coffee 2018 destacam a origem de seus produtos, os tipos de preparo e a presença do barista como um potencial que agrega informação, educação do paladar e crescimento. “As casas de cafés especiais terminam ensinando o consumidor sobre os diferentes grãos e métodos de filtragem, a qualidade e os benefícios de cada um”, pondera Natália.

Sugestões para deixar qualquer um maluco

E para fazer jus à bebida quente mais amada do Brasil, os baristas e suas equipes capricharam nos acompanhamentos, resultando numa experiência sensorial bacana.

Localizado no coração da Várzea, a cafeteria A Vida é Bela tem como Sugestão do Barista o Café Gelado Cremoso Batido com Sorvete, acompanhado de uma Empada Aberta de Frango com Queijo do Reino. Para finalizar, um Cupcake Red Velvet, com Mini Macaron.

Por sua vez, o Apolo Beer Café apresenta o seu Nitro Coffee, para harmonizar com Dadinhos de Tapioca, Queijo Coalho e Provolone com Molho de Bacon. A parte doce fica por conta do tradicional Pastel de Nata.

O Bogart Café, localizado no corredor universitário do bairro da Boa Vista, traz o seu Gelatto Latte Crocante, feito com uma dose de expresso batido com leite, gelo e ovomaltine, acompanhado de uma porção com Três Folhados (frango, peito de peru com ricota e palmito). A parte doce da experiência vem com um Pão de Ló com Calda de Brigadeiro.

Já na Cidade Alta, o Bike Fit, na Rua de São Bento em Olinda, oferece o seu Cappuccino Italiano acompanhado de um Croissant com Mix de Queijos e Ervas Frescas e Brownie de Chocolate Meio Amargo com Brigadeiro de Café.

O Café com dengo, localizado nos Aflitos, promete uma sugestão de encher os olhos, com o seu Latte Baunilha Gelado, Sanduíche Quente de Tapioca (recheado de charque com cream cheese e finalizado com redução de rapadura), e o seu Pudim Romeu e Julieta.

O Café da Moeda, localizado na boêmia Rua da Moeda, no Recife Antigo, oferece o seu Citrus Café com raspas de limão, mais Mini Croissant com Mussarela de Búfala e Tomate Seco, e um Muffin Blueberry com Cobertura de Ganash Holandês.

O Café do Bonde resgata o clima nostálgico do bondinho do bairro da Encruzilhada, com uma opção que vai aquecer os corações que curtem um bom aconchego: a estrela da casa para o RC 2018 é o Cappuccino do Bonde, preparado com o tradicional café orgânico de Taquaritinga, personalizado com doce de leite e aromatizado com canela e chocolate. O salgado servido é o Manezinho Bom, feito com finas camadas de massa folhada com recheio de bacalhau desfiado, alcaparras e azeitonas. Para equilibrar, a doçura do Cafuné de Vó, uma torta de maçã com ameixa regada com mel  de laranja e canela.

O Café do Brejo, na Rua da Aurora, traz o Cappuccino Italiano, acompanhado de um Pão Caseiro de Batata Doce, com Carne de Sol Desfiada e Creme de Queijo, casando com um Queijo de Coalho Frito com Mel de Engenho.

O Cordel Cafés, no Parnamirim, entra no circuito com o seu Café Cordel torra clara filtrado na V60, mais o Pãozinho de café recheado com creme de frango defumado artesanalmente e um belo Bolo de baunilha regado com calda cremosa de Coffee Stout.

Quem visitar o Café Lumiére irá saborear o Café Filtrado na Hario V60, com o Sanduíche Thelma e Louise, feito com tomate confit, queijo de castanha e pesto de manjericão, acompanhado de uma Fatia de Bolo de Melaço com Especiarias.

O Café mais Prosa, no bairro do Espinheiro, oferece o seu Café da Prosa: composto de café expresso batido com leite condensado e gelo. O salgado fica por conta do Especial da Casa: pão ciabatta com peito de peru, cebola caramelizada e queijo do reino. O doce vem com a Cestinha Cafeinada: cookies de café com amêndoas e brigadeiro de café, coberto com ganache de chocolate meio amargo com café.

O Clandestino Café, no Museu do Estado, preparou um Coldbrew com Limão Siciliano, acompanhado de um Kebab de Faláfel com Molho de Iogurte, e um Brownie de Chocolate com Manteiga de Amendoim.

O Dom Afonso, na Boa Vista, traz o seu Latte Amêndoas Tostadas, com Pão de Jerimum Folhado com Carne de Sol. Como doce acompanhante, o Petit Gateau Amor Perfeito (sorvete de morango, pedacinhos e calda de chocolate).

O Ernesto Café, no Espinheiro, convida o público para saborear o seu Cappuccino Tradicional, acompanhado de Sanduíche Caprese (pão ciabatta, molho pesto, queijo minas, tomate e manjericão), e um Cheesecake de Goiaba.

O Fervo Coffee Shop aposta no Mochaccino, com Quiche e Pão de Queijo Recheado, e um Brownie Recheado com cobertura.

Quem for ao Fridda Café em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, irá saborear um Café Filtrado na Hario V60, acompanhado de um Quiche de Queijo Brie e Damasco, além de um Cupcake de Chocolate Levemente Apimentado, com Marshmellow e Geleia de morango.

O Grão Cheff na Rua da Hora recebe o público do Recife Coffee com o seu Capuccino Brasiliano, elaborado com cafés especiais com notas de caramelo, preparadas com um ganache de chocolate e finalizado com leite cremoso vaporizado. Como salgado, um Croissant Recheado com Flocos de Queijo Parmesão. O Cupcake de Chocolate Belga com Cobertura de Café completa a harmonização da casa.

O Johnnie Brownie, no Rosarinho, apresenta o seu Nectare Cold Brew, um café extraído a frio com mel, e o Havaiano – Lombo Suíno Marinado na Cerveja Preta com Geleia de Abacaxi com Gengibre no Pão Italiano. Completando a sugestão, a doçura do Verrine: creme de baunilha com geleia de morango e pedaços de brownie.

O Kaffe, em Boa Viagem, oferece como opção o Café Filtrado no Método Koar, harmonizando com um Fondue de Queijos Acompanhando Mini Ciabatta, e um Mousse de Limão Siciliano com Crumble Clássico.

O Lalá Café, nas Graças, apresenta um Machiatto com Syrup de Laranja e Chocolate Meio Amargo, Pão sírio com Recheio de Frango e Chutney Cítrico Levemente Picante, e Pão de Mel de Colher com Chocolate e Aroma de Laranja.

O Leiva Café, no Espinheiro, vem com o seu Café Condensado, composto de espresso, creme de leite e leite condensado. Como salgado, Quiche de Alho-Poró e Abobrinha, e como doce, um Waffle de Chocolate.

A Livraria Jaqueira comparece ao Recife Coffee com estantes cheias de estrelas literárias e cafeinadas. Aqui, a pedida é o Café Mocha, casadinho com um Quiche de Massa Integral com Creme de Frango desfiado e queijo coalho. O trio fica completo com um belo Tortalete de Massa Fina com Brigadeiro de Ninho.

A Livraria Praça de Casa Forte chega com um time campeão pro Recife Coffee 2018: aroma e livros, num ambiente convidativo e aconchegante. Para se perder nas páginas do sabor, a casa apresenta o Espresso Borda Caramelizada. Como salgado, uma irresistível Empada de Queijo do Reino, finalizando com uma tentadora Torta de Banana com Canela.

O Lumiá Café, na Madalena, harmoniza o seu Espresso com Tapioca Rendada de Queijo do Reino acompanhado de Bolo Souza Leão.

O Malakoff Café Paço do Frevo recebe o público com o seu Espresso Tônico com Redução de Maracujá, mais Tostex de Queijo do Reino Maçaricado com Geleia de Frutas Amarelas, e um Brownie Bem-Casado.

Já o Malakoff Café Jaqueira apresenta o seu Café Extraído na Kalita com Grãos Frutados, mais Sanduíche de Lombo Canadense com Abacaxi Caramelado, com leve toque de pimenta calabresa e ainda uma Fatia Generosa de queijo coalho Assado com Fios de Melaço de Cana de Açúcar.

O Malakoff Café Prado completa a trinca com o seu Café Extraído na Chemex, Wrap Crocante de Mix de Queijo com Tomate Seco e Taça de Sorvete com Creme de Café e Damasco.

Quem estiver em Porto de Galinhas durante o Recife Coffee, pode conferir a sugestão do Moinho do Porto, com seu Café Filtrado na Hario V60, acompanhado de um Mini Bobó de Camarão com Queijos e Farofa de Camarão, e um Mini Brownie de Chocolate com Brigadeiro de Café.

O Mon Cher, no Rosarinho, traz o seu Verre de Lait (espresso, leite, gelo e xarope de avelã), com um Croissant au Fromage (sanduíche de croissant com requeijão de corte) e Dois Mini Tartes (café com chocolate e limão com coco).

O Na Venda – Chocolates e Cafés apura os sentidos do público com o seu Café Pingado com Canela, composto por café espresso, leite vaporizado polvilhado com canela, acompanhado de um suculento Hambúrguer Nordestino: um hambúrguer de carne de sol e queijo coalho no pão  artesanal. Para adocicar, a Tortinha de Caruaru, uma massa delicada com recheio de queijo coalho e geleia de nego bom com café.

O Pátio Café, na Avenida Rui Barbosa, entra no clima do Recife Coffee com o seu cappuccino com chocolate ao leite, quiche de ricota com espinafre decorada com cubinhos de bacon e um sanduichinho de brownie recheado com doce de leite e calda de chocolate.

O Olinda Café, situado na orla olindense, recebe os amantes do café com seu Cappuccino com Chocolate e Canela, acompanhado de um Croissant de Peito de Peru com Creme de Ricota, e um Tartellet de Doce de Leite com Morango.

O Orgânico 22, nas Graças, oferece um trio totalmente vegano e sem glúten, composto por um Iced Latte, acompanhado de um Sanduíche de Homus com Tomate Seco e Rúcula, e um Verrine de Queijo de Castanha, Damasco, Pistache, Chocolate e Farofa de Amêndoas.

O Tokyo’s, também nas Graças, vem com seu Espresso Orgânico, acompanhado de um Pão da Fornada Diária da Casa, com Queijo Minas Frescal e Cubinhos de Tomates Marinados. Para fechar a trinca de sabores, um Pastennoli – cannoli em massa crocante de pastel, recheado com creme inglês.

O Zoco, localizado em Casa Caiada, Olinda, oferece o seu Café Filtrado no Koar, acompanhado de Charque Puxada na Manteiga de Garrafa, com um Toque de Laranja e Mel de Engenho, com Queijo Manteiga Maçaricado no Pão Sírio. O doce fica por conta do Bolinho de Chocolate Intenso com Calda de Caramelo e Flor de Sal.

com inforações da assessoria de imprensa.

Deixe um comentário