Museu do Futebol de São Paulo abre exposição no Recife - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

O Museu do Futebol de São Paulo inicia, nesta quarta (25), uma exposição inédita no Recife em formato já conhecido pelos paulistas e por pessoas que já passaram por lá. Na capital pernambucana a mostra segue até o dia 20 de maio sempre das 9h às 17h, de terça a domingo, no Museu do Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife (Recife Antigo), área central da capital do frevo. A entrada é gratuita.

O conteúdo é dividido em oito módulos. Seis deles reproduzem materiais da mostra principal do Museu do Futebol de Se dois foram elaborados exclusivamente para o projeto em Pernambuco.

Passei pelo espaço no dia que antecedeu a inauguração e contemplei camisas de times de Pernambuco, além de narrações feitas por vários locutores do Estado, entre eles José Silvério, lenda viva da Rádio Jornal. Este último está na sala dos Gols e do Rádio. Eu como sou um maluco por rádio não podia deixar de passar lá.

Além disso está sendo exibido, pela primeira vez, um vídeo gravado na Comunidade Tiririca dos Crioulos, no Sertão de Pernambuco, situada na cidade de Carnaubeira da Penha, a mais de quinhentos quilômetros do Recife. Lá foi descoberto que eles têm também um Museu do Futebol deles e o conteúdo filmado pelo Museu do Futebol de São Paulo divulga esse material sem antes ter sido mostrado no espaço original.

A mostra “Museu do Futebol na Área” de Pernambuco conta com espaço de 440m², aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro. Para isso, alguns ambientes contam com informações sobre o futebol vivido em cada cidade da itinerância. A Sala das Origens, por exemplo, tem um vídeo e cerca de 80 imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. No Recife, cerca de 20 dessas imagens recontarão o início da prática do esporte na capital pernambucana.

Sobre a exposição “Museu do Futebol na Área” no Recife

Data: de 25/04 a 20/05 de 2018

Local: Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife

Realização: Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Museu do Futebol

Entrada gratuita

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, S/N, Recife Antigo, Recife (PE)

A exposição

Sala Números e Curiosidades – Composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte, recebe nessa edição do projeto uma vitrine especial para expor objetos e narrar fatos marcantes do futebol em cada uma das cidades. Ídolos dos clubes, bem como personalidades da literatura e música estarão representados na exposição a partir das suas relações com o futebol.

Sala das Copas do Mundo – Reconta todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período.

Sala dos Gols e do Rádio relembra dezenas de gols e locuções que marcaram época. Interativa, o visitante escolhe o narrador ou o radialista e assiste a vídeos presentes nas salas de mesmo nome no Museu do Futebol.

A exposição ainda conta com uma instalação chamada Versus, criada especialmente para esse projeto pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção contida em um jogo.

Em “Museu do Futebol na Área”, o público também terá a chance de experimentar algumas das atrações interativas propostas pelo museu, como mesas de futebol de botão, totó (pebolim) e um campo com uma bola virtual.

Futebol em Pernambuco

Uma característica marcante no projeto é a inclusão de conteúdo especialmente pensado para representar o futebol local. No Recife, por exemplo, a “Museu do Futebol na Área” teve consultoria do jornalista Cassio Zirpoli. Autor do livro “1987 – De fato, de direito e de cabeça”, ele contribuiu com um levantamento sobre a cultura e o futebol local, com foco nos times mais populares do Estado.

“Sabemos que os pernambucanos sentem grande orgulho por suas tradições, e o futebol não está fora disso. Buscamos conversar com os times da capital e contamos com a colaboração de um especialista para que todos se sentissem em casa ao percorrer a exposição. Para nós é um desafio e um crescimento sair de São Paulo e sentir a paixão pelo futebol em outras localidades”, afirma Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol.

Além de uma vitrine com camisas dos times de Recife, a mostra trará um vídeo com os mais belos gols do campeonato pernambucano, curiosidades sobre os ídolos do Estado que alcançaram projeção nacional, frases de escritores renomados, como Ariano Suassuna e João Cabral de Mello Neto, xilogravura de J. Borges e frevos de Nelson Ferreira, ressaltando a conexão entre o esporte, a cultura e as artes brasileiras.

Sobre o Museu do Futebol

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país. A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O passeio está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).

O Projeto

Integrantes do time que desenvolveu o projeto original do museu, como os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, participaram da concepção da itinerância, que em sua primeira etapa acumulou mais de 70 mil visitantes em cidades do interior paulista. A exposição Museu do Futebol na Área tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e apoio da Epson e da Urso Filmes. No Recife, tem o apoio do Governo do Estado do Pernambuco, por meio da Empetur, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e do Centro Cultural Cais do Sertão. Conta ainda com o apoio da Globo Recife. O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.

Deixe um comentário