Pai relata visão dele no parto natural - Pai de Verdade
Compartilhe este post!

O Pablo Lustosa, médico-cirurgião cardíaco, pai de Davi e Arthur; e casado com Giovanna Lustosa, enfermeira relata a emoção de acompanhar o parto do segundo filho.

Sabemos (pelo menos deveríamos saber) que o parto natural, humanizado, é feito pela mãe e pelo bebê. O médico obstetra e equipe estão ali para dar suporte em alguma intercorrência. É um processo longo de extrema dedicação de familiares e dos que estão alí envolvidos. É preciso os envolvidos estarem preparados, empoderados e focados.

Pela minha experiência de aprendizado e buscar empoderamento que Joana Barros (minha esposa) me fez ‘correr’ durante a gestação e que ainda procuro pouco saber, pouco encontro depoimentos de pais que acompanharam de perto. Nossa Valentina chegou ao mundo por uma cesáriana. A médica-obstetra alegou porque ela estava sentada e dificilmente viraria.

Tentamos nos últimos meses até uma técnica de relaxamento de acupuntura que pode ser feita em casa. Mas alerto que antes de fazer consulte o profissional obstetra que acompanha a gestação de sua esposa. Fizemos porque o processo não provocou nenhum risco para Joana e Valentina.

Mas voltando ao assunto de parto natural, quis dizer que fomos atrás de informação, mas entendemos que “não tinha muito o que fazer”, nos disse a obstetra. Mas até o caminho de entender o processo pelo olhar e universo masculino, poucos relatos próximos a mim sobre como é uma vivência dessa. Eu e Joana esperamos que a próxima gestação (até o fechamento desta postagem sem data definida ainda) seja um parto natural e humanizado.

Por isso procurei nas redes sociais e encontrei esse casal gente fina e bacana. O Pablo Lustosa, médico-cirurgião cardíaco, pai de Davi e Arthur; e casado com Giovanna Lustosa, enfermeira. (@VivaMamma). Ele topou contar pra gente como foi a experiência do parto natural e emocionante de Arthur em fevereiro de 2016.

Ainda observamos que alguns homens por receio, medo, questões de cultura, ainda ficam na posição de observadores. Mas minha leitura social é que um #PaiDeVerdade fica perto em todo processo. Afinal a criança foi fecundada naturalmente por causa dos dois não é? Escute esse relato e se gostar compartilhe. E eu também aprendo com o relato dele para ser um pai de verdade. E claro que #SoSendoPai para viver essa experiência única. Depois da foto aperte o play.

Deixe um comentário