Por Marcos Romeu – @papainocontrole – www.papainocontrole.com

Olá pessoal! 2017 chegou e quero aproveitar esse clima de boas energias para falar sobre as metas para o futuro. Em 2016 fizemos muitas coisas legais e Tarsila me ensinou muito. Vivemos o processo de escolha da creche, o primeiro dia de aula, milhões de viroses, a primeira mordida dos amigos. As famosas birras. A saída da mamãe de um dos empregos. Xixi no penico. Comer sozinha…

Pensando nisso separei algumas coisas que nós, pais, podemos priorizar nesse ano que começa! Gostaria de fazer um pacto com vocês de metas de paternidade.
Isso mesmo! Vamos continuar nos comprometendo em sacrificar o nosso “eu” em prol dos nossos filhotes! Que tal?

#1!
Dedicar 1 hora por dia ao meu filho no melhor esquema olho no olho! Sem televisão, celular e sem interrupções. Vale brincar, perguntar sobre as aventuras dele, contar como foi seu dia, cantar, ler…

#2!
Cuidar de quem cuida da sua cria! Ficar longas horas com uma criança é uma tarefa árdua e merece recompensa. Se, em algum momento, você sai para trabalhar e encontra seu bebê limpinho, jantado e cheiroso, é por que tinha alguém em que você pudesse confiar. Faça um agrado pra mamãe, pra vovó, ou mesmo paras tias da escolinha. As vezes um agradecimento, ou um cartão de feliz ano novo mudam o dia de uma pessoa.

#3!
Você é o professor. Em 2017 vamos nos comprometer a ensinar algo interessante para os nossos filhos? Pode ser um esporte, um idioma, uma arte!! No final do ano vocês podem até arriscar uma apresentação para os parentes e dar muitas risadas. Esses momentos certamente ficarão marcados na memória de todos!

#4!
Abra a mente dos companheiros. Muitos homens se tornam pais frustrados por não ter cuidado e acompanhado os filhos durante a infância. Às vezes, a cultura e o preconceito – até por parte da mulherada, causam esse distanciamento entre o pai e o bebê. Não deixe seus colegas passarem por isso. Procure ajudar algum homem que tenha filhos pequenos. Você pode incentivar, dar exemplo e mudar a mentalidade das pessoas ao redor! Isso é o futuro! Dissemine a paternidade ativa. Homens e mulheres são igualmente capazes.

#5!
Já dizia a música que “quem ama cuida”. Tome o controle! Observe o comportamento dos seus filhos, veja quais são suas necessidades físicas, psicológicas, afetivas e até espirituais. Se interesse pelos dramas e dilemas que, a princípio, podem parecer uma bobeira pra você. Curta os momentos. Mostre cuidado e segurança. Não deixe os preconceitos e tabus interferirem no relacionamento pai – filha!

Um maravilhoso ano pra cada um de vocês!!! Vamos criar experiências maravilhosas em 2017!!!

E aí? Topam? Seja um papai no controle e um ótimo ano para vocês! No final do ano podemos trocar experiências e saber detalhes sobre essa lista!!! Vamos à luta!

IMG-20161226-WA0042

 

IMG-20161231-WA0024

Tarlisa, filha de Marcos e Jamile. (Acervo pessoal)